O Inter venceu o São Luiz por 3 a 0 neste sábado, 9, no Beira-Rio, e garantiu vaga na semifinal do Gauchão 2024. Sem dificuldades para construir o placar, o time de Coudet teve o domínio do jogo desde os primeiros instantes da partida. O Inter agora vai enfrentar o Juventude, que avançou para a próxima fase após vencer com folga por 4 a 0 o Guarany de Bagé.
Enner Valencia abriu o placar deste sábado aos quatro minutos. Até então, o São Luiz não tinha conseguido ficar com a bola. Aos 16 minutos, Igor Gomes ampliou de cabeça, deixando a disputa praticamente definida.
O São Luiz conseguiu chegar ao ataque algumas vezes na segunda metade da primeira etapa, mas sem levar perigo.
No segundo tempo, o Inter valorizou a vantagem e diminui o ritmo. O São Luiz conseguiu criar um pouco mais, mas teve apenas uma chance clara de marcar, em um erro de Bustos. Quando o Inter reduziu o ritmo de jogo, Coudet fez quatro substituições e o time retomou a pressão e marcou o terceiro, com Maurício.
Jogo resolvido em 16 minutos
Os primeiros minutos deram o tom do que o torcedor veria no gramado do Beira-Rio. Foram quatro minutos em que somente o Inter tocou na bola diante de um São Luiz fechado. O primeiro gol saiu de uma jogada trabalhada pela direita. Após cruzamento de Bustos, Valencia colocou no fundo do gol.
O Inter manteve a intensidade. O São Luiz até tentou algumas chegadas ao ataque, mas sem levar perigo. Aos 16 minutos, o Inter ampliou o placar. Após jogada ensaiada de escanteio, Alan Patrick cruzou para a área e Igor Gomes entrou cabeceando.
O Inter fez dois e teve ainda outras boas chances de ampliar, como nos chutes de Wanderson defendido por Luis Felipe aos 23 minutos, e de Maurício, aos 45, que passou rente à trave.
O Inter ainda reclamou de um pênalti sobre Wanderson. Aos 21 minutos, ele invadiu a área, foi tocado por João Vitor e caiu. A arbitragem mandou seguir e o VAR não pediu a revisão.
O terceiro gol e a confirmação da vaga
Com a vaga nas semifinais praticamente confirmada, o Inter reduziu o ritmo. O São Luiz começou a segunda etapa buscando o ataque. O Inter não teve o mesmo domínio da posse da bola do primeiro tempo, mas ainda continuou com o controle da partida e criando boas chances no contra-ataque.
Enner Valencia recebeu dois bons lançamentos, invadindo a área cara a cara com o goleiro. Nas duas oportunidades, optou pelo passe e os chutes saíram bloqueados pela defesa.
O São Luiz teve uma boa chance de marcar, quando Bustos entregou uma bola na defesa. Morbeck finalizou e Robert Renan salvou.
Com as entradas de Alario, Hyoran, Lucca e Bruno Gomes, o Inter retomou o ritmo. Aos 38, Maurício marcou o terceiro, após jogada de Lucca pelo meio.
Ficha técnica
Internacional – Anthoni; Bustos, Igor Gomes (Robert Renan), Vitão e Renê; Aránguiz (Bruno Gomes), Bruno Henrique, Mauricio e Alan Patrick (Lucca); Wanderson (Hyoran) e Enner Valencia (Alario). Técnico: Eduardo Coudet.
São Luiz – Luiz Felipe; João Vítor, Bruno Jesus, Ricardo Thalheimer e Márcio Duarte; Lucas Hulk (Gabriel Morbeck), Guilherme Dal Pian (Diogo Sodré) e Gabriel Davis; Lucas Souza (Ramires), Benjamin Borasi (Vini Peixoto) e Gabriel Pereira (Felipe Baiano). Técnico: Alessandro Telles.
Gols – Enner Valencia, aos quatro minutos, e Igor Gomes aos 16 minutos do primeiro tempo. Maurício, aos 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Aránguiz (Internacional);
Árbitro – Francisco Soares Dias.
Renda – R$ 803.760,00.
Público – 32.602 pagantes (40.101 presentes).
Local – Estádio Beira Rio, em Porto Alegre (RS).