Com o projeto Troca: Uma Prática de Inclusão e Diversidade, o Senac Comunidade está concorrendo ao Prêmio Inovação de Porto Alegre. A premiação busca reconhecer aqueles que colaboram com a geração de conhecimento, processos, produtos e serviços de relevância pública. A prática Troca tem como principal objetivo tornar a sociedade mais inclusiva, revisando terminologias diariamente, proporcionando acesso à informação e reduzindo preconceitos e estigmas. A premiação final acontece no dia 18 de abril, em evento no Parque Pontal do Estaleiro.
Para a diretora do Senac Comunidade, Liliane Netto Valls, concorrer ao prêmio evidencia a importância da prática, “pois a metodologia vai além de capacitar as pessoas a usarem uma comunicação mais assertiva. Inspira quanto ao questionamento de estereótipos prejudiciais e contribui para a adoção de uma abordagem mais empática em suas interações”. A diretora destaca que a iniciativa foi criada pela orientadora de educação profissional, Amanda Leppa, e diz que o Troca auxilia na construção de lideranças inclusivas nas comunidades, famílias, grupos de amigos e nas escolas.
A prática Troca acontece desde 2019 e já contribuiu com a formação de mais de 6 mil pessoas, capacitando-as sobre as terminologias não assertivas, veladas ou explícitas, e sugerindo a substituição dos termos por meio de um acordo de responsabilidade social. O projeto recebeu o prêmio TOP Cidadania 2022 e fará parte do Catálogo de Experiências Pedagógicas Inovadoras de Porto Alegre 2024.