Participação das mulheres nas finanças das famílias chega a 93%, revela pesquisa

Público feminino lidera o orçamento das casas, o pagamento das contas e a renegociação de dívidas

Foto: Marcos Santos / USP Imagens / CP memória

Cada vez mais no comando das despesas da casa, as mulheres são hoje predominantemente protagonistas nas finanças das famílias brasileiras, como mostra a pesquisa A Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras. Entre as várias funções exercidas, além do trabalho dentro e fora do lar, elas lideram o pagamento das contas básicas, a organização com o dinheiro em geral e a regularização de pendências financeiras, como aponta o estudo realizado pelo Instituto Opinion Box, a pedido da Serasa.

De acordo com a pesquisa que ouviu 2.131 mulheres de todas as regiões do país, 93% das mulheres participam ativamente nas finanças das famílias. O número representa um acréscimo de 5 pontos percentuais em relação à pesquisa semelhante realizada em 8 de março do ano passado para marcar o Dia Internacional das Mulheres. Desse número, 32% delas atuam como as principais responsáveis pelo provimento da casa.

A psicóloga Valéria Meirelles acredita que essa tendência se deve às mudanças no perfil e no comportamento do público feminino, cada vez mais independente sob o ponto de vista financeiro. “Casadas, solteiras, separadas, com ou sem filhos, hoje as mulheres se lançam sem medo no mercado de trabalho e assumem controle sobre as suas próprias finanças”, diz Valéria, doutora em Psicologia Clínica com ênfase em Psicologia do Dinheiro.

Em conformidade aos dados revelados pela pesquisa sobre A Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras, o público feminino constitui a maioria entre os consumidores que negociam dívidas na plataforma Serasa Limpa Nome, a maior do país: em janeiro, as mulheres foram responsáveis por 55,45% do total de quitações.