Eletrobras inicia operação no Parque Eólico de Sant’Ana do Livramento

Usina de Sant´Ana do Livramento vai representar um investimento superior a R$ 2 bilhões

Crédito: Freepik

A Eletrobras iniciou a operação em teste dos primeiros aerogeradores da Usina Eólica Coxilha Negra 02, em implantação no município de Sant’Ana do Livramento (RS). Atualmente, estão em atividade as unidades geradoras 7, 8, 9 e 10. Até o momento, Coxilha Negra 02 conta com 15 aerogeradores completamente montados, de um total de 24 unidades. Cada estrutura tem 125 metros de altura, pesa mais de 1.300 toneladas e possui capacidade instalada de 4,2 MW.

A Eletrobras recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para realizar testes em sete aerogeradores, e o que vai representar um investimento superior a R$ 2 bilhões. A usina é o maior empreendimento de geração eólica da companhia atualmente em execução, onde cada um dos sete geradores que serão testados terá capacidade instalada de 4,2 MW, totalizando 29,4 MW. O Parque Eólico Coxilha Negra, que está sendo implantado Eletrobras CGT Eletrosul, tem capacidade instalada total de 302,4 MW, integrando três conjuntos de usinas que totalizarão 72 aerogeradores.

No último dia 28 de janeiro, após liberação do ONS, foi feita a energização do primeiro transformador da Subestação Coxilha Negra 2 e da ampliação na Subestação Livramento 3, interligadas por 31 km de linha de transmissão de 230 kV da Eletrobras CGT Eletrosul, Livramento 3 – Coxilha Negra 02.

(*) com Correio do Povo