Clash of Chefs estreia em abril

Programa que trará o melhor da culinária ao público gaúcho terá cobertura do Correio do Povo, Record TV e Rádio Guaíba

Anderson Caruso é o idealizador do formato de disputa - Foto: Mauro Schaefer

Serão oito chefes, sete batalhas e apenas um campeão. Liderado por Anderson Caruso, da Acer Conecta, um time de chefs do Clash of Chefs duela, a partir de abril, pelo título de campeão da temporada 2024, que chega com uma grande novidade: todas as emoções de cada disputa serão contadas pelo Correio do Povo, Record RS e Rádio Guaíba.

Os participantes da temporada serão revelados ao público a partir desta segunda-feira, às 15 horas, no programa Balanço Geral. E no dia 15 será realizado um evento de apresentação e a cerimônia de entrega das domas (uniforme oficial de um chef de cozinha) aos concorrentes.

“Nesta mesma data faremos o sorteio das batalhas, logo após a apresentação dos participantes. Todos os duelos são eliminatórios, ou seja, ganhou, segue, perdeu, está fora”, detalha Caruso.

As batalhas gastronômicas ocorrem em jantares mensais que, conforme o coordenador, contemplam seis momentos: welcome drink, entrada, dois pratos principais, sobremesa e um momento de desconexão. “No preparo dos pratos principais é onde acontece o duelo. E o mais interessante é que quem julga é o público, não tem uma banca técnica. O público adquire seu ingresso, degusta os pratos e vota. A gente até faz um parecer técnico com o nosso consultor, que é o chef Roberto Viana, mas ele não tem voto. Quem escolhe o vencedor é o público”, afirma Caruso.

Cada episódio exibido pela Record RS mostrará um duelo. O primeiro confronto é dia 13 de abril, e a grande final está programada para ocorrer no final do ano, em um evento para mais de 300 pessoas.

Acompanhe a cobertura do Correio do Povo, da Record RS e da Rádio Guaíba para ficar por dentro de tudo que vai rolar no Clash of Chefs.

Como Funciona a competição

Os embates são somente para cozinheiros(as) profissionais e com diploma de formação. A seleção é a partir de inscrições e as avaliações feitas pela cúpula de acordo com a estratégia e perfis buscados para a melhor performance da competição.

Oito nomes são escolhidos para uma temporada que acontece em oito embates, a primeira fase em sorteio com duelos eliminatórios, o(a) vencedor (a) avança para próxima etapa, vencendo, já se qualifica para a batalha final que premia o campeão ou a campeã com um prêmio em dinheiro e todos os benefícios de ser vencedor(a).
As batalhas reúnem, em média, 150 pessoas, fato que coloca a prova a qualidade dos profissionais da gastronomia selecionados.

Os profissionais precisam cumprir algumas regras, dentre elas, não exceder o orçamento, que é o mesmo para todos, horário para início e término de produções bem como execuções, tudo planejado para que a competição seja 100% justa e inquestionável. A consultoria e auditoria é de responsabilidade do chef Roberto Vianna.

Compromisso e inspiração

“O compromisso com o desenvolvimento à gastronomia em todas as suas frentes é nosso maior foco”, destaca Anderson Caruso. Respeito ao alimento e inovação são sempre pautados. A inspiração para que a plataforma siga em frente tem nome e sobrenome, Grand Chef José Luiz de Souza, conhecido carinhosamente como Um Gordo na Cozinha.

“O Zé foi a primeira pessoa com quem comentei sobre a ideia, e desde sempre apoiou”, agradece.