A fome persiste em assombrar a vida de milhares de pessoas, deixando cicatrizes profundas em comunidades já fragilizadas. Diante deste problema, é preciso uma resposta urgente. Por isso, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul retoma seu tradicional Sábado Solidário no próximo sábado, dia 9 de março, a ser realizado em 25 cidades gaúchas.
Para que o combate à fome tenha êxito, é crucial a colaboração de todos. Em um movimento fraternal no Estado, os Bancos de Alimentos de Alegrete, Alvorada, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga), Rio Grande, Santa Maria, Torres, Tramandaí (Tramandaí, Imbé e Osório), Vale do Sinos (Portão, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio) e Viamão estarão atuando com apoio de voluntários, recebendo as doações em mais de 100 supermercados parceiros do Sábado Solidário.
O Banco de Alimentos da Região do Calçados também fará o Sábado Solidário em Campo Bom no dia 16 de março. Durante todo o dia de sábado, voluntários de clubes de Rotary e Lions, escoteiros, universitários, entre tantas outras pessoas que desejam fazer o bem estarão devidamente uniformizados com o jaleco do Banco de Alimentos. Para realização da campanha, a Rede também conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e em Porto Alegre, do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS).
A Rede de Bancos de Alimentos do RS, organização sem fins lucrativos que possui 25 bancos associados, reúne esforços de toda a sociedade para erradicar a fome, combater o desperdício e a má nutrição. Para cumprir sua missão, os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdícios administrando coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos.