A Funcorsan encerrou o ano de 2023 com resultados positivos na área de investimento, com uma rentabilidade de 17,20%. O resultado é 99,30% superior à meta atuarial de 8,63%, que foi estabelecida para o período, e foi alcançada como resultado de alocações e rebalanceamentos de carteira realizadas, buscando capturar as melhores oportunidades do mercado em linha com as diretrizes da Política de Investimentos.
Foram realizadas alocações de longo prazo em títulos públicos em momento em que as taxas estavam mais elevadas (parte precificada a vencimento que reduz a volatilidade da carteira e gera um bom carrego) e parte precificada a mercado que teve ganhos em função do fechamento das taxas. Também houve ganhos com os valores “caixa” em decorrência das boas taxas da SELIC.
Em renda variável a opção foi por fundos que se destacaram em relação ao mercado, gerando retorno acima do Ibovespa. No segmento de multimercado estruturado, a opção foi por fundos com maior volatilidade, mas que apresentaram resultados acima da média de mercado no segmento.
Conforme relatório divulgado pela consultoria Aditus, a média de rentabilidade para os fundos de previdência no ano foi de 12,70%. Este resultado obtido pela Fundação Corsan, além de estar acima da média das Fundações, é também a melhor performance da carteira de investimentos da FUNCORSAN nos últimos 15 anos.
Para o diretor financeiro e Administrativo – AETQ da FUNCORSAN, Adimilson Stodulski, o resultado alcançado é fruto do trabalho realizado pela Gerencia de Investimentos, apoiada pela consultoria AWG Advisory com acompanhamento permanente do Comite de Investimentos, a partir de diretrizes aprovadas pela estrutura de governança. “É um trabalho conjunto, onde cada um tem suas atribuições e responsabilidades, e que produz bons resultados para o Plano de Benefícios administrado pela FUNCORSAN”.