Semana marcada por balanços corporativos e dados mensais da indústria

Na quarta-feira serão conhecidas as notas sobre investimentos diretos no país

Crédito: Freepik

As atenções do mercado financeiro na primeira semana cheia de março, de 4 a 8 de março, se concentrarão na produção industrial, com divulgação da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na quarta-feira, 6. Antes disso, na segunda, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) divulgará o Índice de Preço ao Consumidor (IPC) de fevereiro. Antes disso, o Banco Central trará o Relatório Focus na segunda-feira, 4, e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) os números de emplacamentos de veículos de fevereiro.

Também serão divulgados os dados do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) de fevereiro pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Na quarta-feira, 6, além da produção industrial, serão conhecidas as notas à imprensa do Banco Central sobre investimentos diretos no país (IDP), com projeção de queda de R$ 5,10 bilhões, e transações correntes, com recuo de R$ 5,35 bilhões.

O BC também apresentará o Índice Commodities Brasil – IC-Br e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) trará o desempenho da balança comercial mensal de fevereiro. Além disso, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentará os dados de produção e venda de veículos de fevereiro.

Na quinta-feira, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgará o Índice Geral de Preços (IGP-DI) com dados de fevereiro, e na sexta-feira, 8, a Fundação libera o Índice Geral de Preços semanal (IPC-S) e o Banco Central divulga nota sobre política monetária e operações de crédito. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga indicadores industriais de janeiro.

MERCADO EXTERNO

O destaque da semana no cenário internacional são os dados do mercado de trabalho americano, com destaque para o relatório de criação de empregos payroll, além da decisão da taxa de juros na Zona do Euro e do balanço da estatal de petróleo brasileira Petrobras.

Vendas no varejo europeu, dados do setor externo, balança comercial, produção industrial e de veículos brasileiros, variação de empregos privados ADP e oferta de empregos JOLTs nos EUA serão foco dos investidores na quarta (06).

Na quinta (07), é a vez da balança comercial chinesa e americana, dados do setor público no Brasil, além da decisão de taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE).

Na temporada de balanços brasileira, a quarta-feira, 6, será de agenda robusta, com CSN, CSN Mineração, Grupo Mateus, SLC Agrícola, 3R Petroleum, Guararapes e Taesa. A quinta-feira, 7, vai contar com relatórios financeiros de Petrobras, Fleury, Arezzo, CBA, Petz e Zamp.