o Instituto-Geral de Perícias (IGP) esclarece que não há urgência para obter a nova carteira. Como o modelo atual só perderá a validade em 2032, a população ainda têm bastante tempo para obter seu novo documento.
O que terminou, em 11 de janeiro, foi o tempo limite para os Estados começarem a emitir o novo modelo , mas não o período para as pessoas fazerem o novo documento. A população pode aguardar os meses de menor demanda, a partir de abril, conforme orientação do IGP.
A nova carteira vai substituir então por completo a carteira atual, e desde agosto de 2022, quando o Rio Grande do Sul iniciou a emissão das novas carteiras, o IGP já expediu mais de 630 mil novos documentos, o que representa, em média, mil por dia.
A confecção da primeira via é gratuita e também possui uma versão digital, disponibilizada ao cidadão por meio da conta gov.br do governo federal, após a emissão do documento em papel.
Quanto tempo demora para obter a CIN?
O prazo de entrega da Carteira de Identidade Nacional está unificado no Estado inteiro. Dessa forma, após encaminhamento no posto de identificação on-line, com coleta de fotografia, assinatura e impressão digital por equipamento, o cidadão recebe sua CIN em até 30 dias úteis. Para postos off-line, onde a coleta de impressão digital é feita sem equipamento, o prazo é de 40 a 45 dias úteis.