PIB do 4º trimestre de 2023 apresenta estabilidade, aponta IBGE

Entre os setores, a Indústria cresceu 1,3%, enquanto os Serviços tiveram variação de 0,3%.

Crédito: Abicalçados

O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou estabilidade (0,0%) na comparação do 4º contra o 3º trimestre de 2023, e encerrou o ano com crescimento de 2,9%, totalizando R$ 10,9 trilhões. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta sexta, 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os setores, a Indústria cresceu 1,3%, enquanto os Serviços tiveram variação de 0,3%.

Com importantes safras concentradas no primeiro semestre, a Agropecuária recuou 5,3%. Nas atividades industriais, destaque para a alta nas Indústrias Extrativas (4,7%), na Construção (4,2%) e na atividade Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (2,8%). Já as Indústrias de Transformação apresentaram variação negativa de 0,2%.

Em Serviços, o grupo de Outras atividades de serviços (1,2%), Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (0,7%), Atividades imobiliárias (0,1%) e Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,1%) apresentaram taxas positivas. Por outro lado, houve queda em Comércio (-0,8%), Transporte, armazenagem e correio (-0,6%) e Informação e comunicação (-0,1%).

Pela ótica da demanda, houve crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo e da Despesa de Consumo do Governo (ambas com 0,9%), enquanto Despesa de Consumo das Famílias (-0,2%) apresentou variação negativa. No que se refere ao setor externo, as Exportações de Bens e Serviços ficaram praticamente estáveis (0,1%), enquanto as Importações de Bens e Serviços tiveram alta de 0,9% nesta comparação.