Lançamentos de imóveis residenciais recuam 10,9% no quarto trimeste de 2023, diz Cbic

Já as vendas subiram 1,7% nos três meses encerrados em dezembro

Crédito: Divulgação/FGV-Ibre

Os lançamentos de novas moradias no Brasil apresentaram queda no quarto trimestre do ano passado na comparação com o mesmo período de 2022, mas com as vendas registrando variação positiva. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 26, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) apontando que as vendas subiram 1,7% nos três meses encerrados em dezembro na comparação anual, mas recuaram 3,2% na base trimestral. Já as unidades residenciais lançadas recuaram 10,9% ano a ano, mas saltaram 20,7% versus o trimestre anterior, mostraram dados da Cbic.

Os lançamentos que integram o programa Minha Casa Minha Vida registraram expansão anual de 14,7% no quarto trimestre, enquanto as vendas avançaram 4% na mesma base. Na comparação trimestral, o avanço foi de 4,2% e 26,5%, respectivamente, para os meses de outubro a dezembro de 2023. A Câmara aponta que cerca de 48% das unidades lançadas no último trimestre do ano foram do programa habitacional. Já as vendas de unidades do MCMV representaram 39% do total.

A pesquisa da Cbic abrangeu 220 cidades, englobando capitais, regiões metropolitanas e praças intermediárias. A entidade prevê um aumento de 5% a 10% no mercado imobiliário do MCMV para este ano, enquanto nos demais mercados a expectativa é de estabilidade ou crescimento de até 5%.