Grêmio vive dilema sobre escalação do meio-campo para o Gre-Nal

Cristaldo e Du Queiroz brigam por posição no time de Renato Portaluppi

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O técnico Renato Portaluppi vive um dilema para escalar o meio-campo do Grêmio para o Gre-Nal 441. Ou dá sequência para os jogadores que vem utilizando no setor, ou opta por uma formação com maior poder de marcação: “Tudo pode acontecer. É o que eu falo: a gente não pode ficar somente em um esquema. Pelo menos eu não trabalho assim. Sempre tenho a opção A, B e C. Para isso existem os trabalhos durante a semana. Vamos ter uma semana cheia, por isso vamos treinar bastante, até para ter um esquema. Não está dando certo a coisa no jogo, a gente pode mudar e os jogadores já estarão adaptados a outro esquema”. Dessa forma, Cristaldo e Du Queiroz disputam uma vaga para começar o clássico, neste domingo, às 18h, no Beira-Rio.

De ótimos números na temporada passada, com 11 gols e 12 assistências, Cristaldo tem sido instável neste início de 2024. A ponto de ser substituído nas sete partidas que começou como titular, sendo no intervalo nas três últimas.

A pouca participação sem a bola é uma das principais reclamações em relação ao meia argentino, fazendo com que a equipe perca poder de marcação. Após a goleada sobre o Santa Cruz, Renato justificou a saída do atleta no intervalo, mesmo após ter marcado um gol: “Precisávamos da vitória, mais de agilidade, posse de bola, entrega, marcação e chegada. Por isso mudei a equipe”.

Anunciado no início da semana passada, Du Queiroz entrou no intervalo da partida contra o Santa Cruz, justamente no lugar de Cristaldo. Bastaram 49 minutos para identificar uma maior intensidade no meio-campo, principalmente na hora de retomar a bola do adversário.
A entrada de Du Queiroz serviria para o Tricolor reforçar o poder de marcação no setor de maior qualidade do Inter: o meio-campo. O camisa 37 atuaria mais alinhado a Villasanti, liberando Pepê para jogar mais adiantado.

O mistério permanecerá até uma hora antes do jogo, quando a escalação for divulgada. Até domingo, Renato ainda comandará dois treinos no CT Presidente Luiz Carvalho: hoje à tarde e amanhã pela manhã. Tudo será definido nessas atividades.