Banrisul alcança nível de referência em gestão de sustentabilidade

Banco recebe, pela primeira vez, uma nota B no reporte de Mudanças Climáticas do ciclo 2023

Foto: Divulgação

O Banrisul alcançou, pela primeira vez, uma nota B no reporte de Mudanças Climáticas do ciclo 2023, do Carbon Disclosure Project (CDP), organização internacional sem fins lucrativos que fornece uma plataforma para divulgar iniciativas de sustentabilidade e emissões de gases de efeito estufa por parte de investidores, companhias e governos. Com esta avaliação, a instituição atingiu o nível de referência em gestão, superando a média global e igualando-se à nota média das empresas do setor financeiro, o que refletiu em uma importante evolução na área.

O Banrisul aderiu ao CDP em 2021, tendo sido avaliado, nos dois primeiros ciclos com a nota C. Com a melhora na avaliação, a instituição demonstra que sua atuação e estratégias estão alinhadas ao enfrentamento dos problemas ambientais globais, permitindo a minimização de riscos e o aproveitamento de oportunidades.

AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Como exemplo de ações sustentáveis relatadas ao CDP está a mensuração das emissões de gases de efeito estufa da instituição – em 2023, o inventário de GEE (gases do efeito estufa) do Banrisul foi avaliado com o selo Ouro pelo GHG Protocol. A realização do inventário permitiu a compensação das emissões de gases de efeito estufa de escopo 1, através da aquisição de créditos de carbono pelo Banco.

O Banrisul também vem progredindo na migração do consumo de energia para fontes 100% renováveis, impulsionando a geração de energia limpa, a economia de recursos financeiros e a redução dos impactos negativos no meio ambiente; a criação do Selo + Energia sustentável, estimulando o crescimento da cadeia produtiva do setor fotovoltaico no RS; o avanço de linhas de crédito como o CDC Sustentabilidade, que tem impactos positivos diretos na sociedade ao fomentar uma economia de baixo carbono; além dos resultados do Programa Sementes, iniciativa que contribui com as comunidades beneficiadas na geração de renda e desenvolvimento local por meio da distribuição de sementes agroecológicas.