Alan Patrick atua como meia multitarefas do Inter

Camisa 10 é capitão, garçom e artilheiro da equipe de Eduardo Coudet

Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação

Na natural divisão de tarefas imposta por Eduardo Coudet ao time colorado, cabe a Alan Patrick municiar os demais atacantes, dar ritmo ao meio-campo e, como integrante do setor ofensivo, também marcar gols. E ele realmente marca. No ano passado, o meia, que completará 33 anos em março, foi às redes 16 vezes, transformando-se no artilheiro isolado da equipe. Na atual temporada, o jogador já marcou duas vezes.

Em 2024, apesar do pouco tempo, ele já vem repetindo o desempenho, tornando-se uma das principais esperanças da torcida vermelha para uma nova vitória do Inter em Gre-Nais, desta vez neste domingo, no Beira-Rio, pelo Gauchão.

Considerando as duas passagens de Alan Patrick pelo Inter −a primeira entre 2013 e 2014 −, ele tem um retrospecto equilibrado. Dos sete clássicos já disputados, o meia soma três vitórias e um empate. No último, foi um dos destaques do time que venceu o Grêmio por 3 a 2. Além disso, marcou o terceiro gol da partida disputada no Beira-Rio.

No domingo, o camisa 10 estará em campo mais uma vez. A posição, entretanto, ainda é uma questão a ser definida por Coudet. Desde o início do Gauchão, Alan Patrick voltou ao meio-campo, já que Maurício estava a serviço da Seleção Brasileira, que buscou, sem sucesso, uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.

Entre Maurício e Alario

Mas o também meia retornou e treina no CT Parque Gigante desde a semana passada, proporcionando ao técnico novas possibilidades de montar o setor. Se a opção for pela volta de Maurício à titularidade, Alan Patrick jogará flutuando entre o meio-campo e o ataque. Neste caso, ele ocupará a vaga do atacante Lucas Alario. Se o técnico preferir dar mais força ao setor ofensivo, abrindo mão de Maurício, ele ficará como articulador no meio, com maiores obrigações defensivas. Terá que, ao menos, “cercar” os gremistas e cortar a linha de passe dos rivais no setor.

Ambas as alternativas estão sendo testadas pelo técnico. Nessa quinta-feira, segundo a programação, o treino seria realizado no gramado do Beira-Rio, local da partida, mas foi transferido para o CT Parque Gigante. Essa definição, entre outras, como a do goleiro que começará o clássico (Rochet está fazendo testes e ainda pode começar o Gre-Nal no lugar de Anthoni), só ocorrerá, pelo menos publicamente, minutos antes de a bola rolar. O certo é que Alan Patrick estará em campo com a braçadeira de capitão e muitas responsabilidades.