Vitivinícola gaúcha anuncia investimento de R$ 15 milhões em 2024

Vitivinícola registra crescimentou de 35% no ano passado

Crédito: Rafaela Bins/Divulgação

Sediada em Canela, na serra gaúcha, a Vitivinícola Jolimont fechou o ano de 2023 com um crescimento de 35% no faturamento, em comparação a 2022. A receita do último ano fechou em 122 milhões e é proveniente, principalmente, do enoturismo e da venda de produtos. Para expansão e qualificação da produção e da experiência oferecida, a empresa investiu mais de R$10 milhões no ano passado em infraestrutura, tecnologia e em pontos de venda.

Com a democratização do vinho e a oferta de uma experiência inovadora aos clientes como dois dos principais compromissos, a vitivinícola é uma das mais visitadas do Brasil e recebe, em média, 600 visitantes por dia. Para 2024, serão investidos mais de R$ 15 milhões e a expectativa é alcançar um crescimento de 35%, o que significa faturar cerca de R$ 165 milhões.

De acordo com o CEO da Jolimont, Wagner Manetti Motta, um importante movimento estratégico de gestão foi preponderante para reposicionar o negócio no mercado e construir resultados relevantes de crescimento. A empresa, que visa vendas apenas para o consumidor final, passou de uma estrutura com 60 funcionários em 2019 para registrar o recorde de faturamento em 2023 e alcançar a marca de mais de 400 colaboradores, um crescimento superior a 500% no quadro de profissionais contratados e 800% na receita.

“Esta mudança do direcionamento da gestão foi determinante, além de um investimento contínuo para evolução da experiência oferecida aos visitantes da Jolimont, do aumento da capacidade produtiva e o lançamento de novos produtos, que cada vez mais, conquistam prêmios nacionais e internacionais”, afirma Motta.

A Vitivinícola Jolimont produz anualmente 1,2 milhões de litros de vinho. Para 2024, a vinícola deve receber um investimento de R$15 milhões, que será destinado a reformas, modernizações no sistema de produção e um escritório novo em Caxias do Sul. “Acreditamos no negócio e vamos continuar fazendo aquilo que o consumidor gosta, queremos ser uma referência mundial em experiência para o cliente”, completa.

Entre as principais atrações oferecidas nas diferentes opções de tours estão a tradicional pisa da uva – que acontece durante todos os meses do ano; a degustação de rótulos, com possibilidade de harmonização; e momentos especiais em meio aos parreirais, como piqueniques ou, até então, a organização de festas e pedidos de casamentos.