Consumo de sorvete cresceu 15% no país, diz entidade setorial

Projeção para 22024 é que este mercado tenha uma alta de 5%

Crédito: Divulgação

O calor dos últimos meses fez com que os brasileiros tomassem mais sorvetes. Em 2023, o crescimento no consumo de sorvetes foi de 15%, chegando a 438 milhões de litros, sendo que a projeção para 22024 é de uma alta de 5%. Conforme a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), não entram na conta as vendas de açaí e os sorvetes de massa servidos em casquinhas nas sorveterias, que elevariam o consumo total para 600 milhões de litros por ano.

 

O faturamento dessa indústria, que hoje chega a R$ 16,5 bilhões em um ano, pode alcançar R$ 20 bilhões até 2028, um crescimento de 21%. Em dez anos, a meta do setor, fixada na campanha 50 em 10, é ampliar em 50% o consumo de sorvetes no Brasil.

A indústria vem ampliando as linhas de produtos, com a inclusão de ingredientes como pistaches, avelãs e caramelos salgados. A diversificação do portfólio, com o lançamento de produtos como bebidas geladas, bolos e outros doces, é outra tendência seguida pela indústria sorveteira para ampliar o faturamento fora do verão, quando o consumo de sorvete é maior.