O South Summit Brazil, um dos maiores eventos voltados para o ecossistema de inovação e negócios da América Latina, anuncia anunciou os nomes das 50 finalistas da Startup Competition para a edição 2024. Após a conclusão da avaliação do comitê de seleção, composto por jurados especialistas, foram selecionadas 25 startups brasileiras, dais quais seis com sede no Rio Grande do Sul, e 25 do exterior, de 15 países, que concorrerão em cinco categorias: Destaque; Mais Sustentável; Mais Escalável; Mais Inovadora; e Melhor Time. A lista está disponível no site do evento neste link.
Entre as startups gaúchas estão a AlterVision, Zuna, Masima: Macunaíma Soluções em Imagens Médicas LTDA, Ostera, Evcom Editora e Comércio LTDA, Prediza Information Technology Ltda. As cinco vencedoras serão anunciadas na terceira edição do South Summit Brazil, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Durante o evento, cada uma das 50 finalistas terá a oportunidade de apresentar um pitch de três minutos para um público selecionado. A expectativa é que mais de 140 fundos e 1.000 investidores nacionais e internacionais estejam presentes, entre CVCs (Corporate Venture Capital), VCs (Venture Capital), PE (Private Equity), entre outros.
Já entre os speakers confirmados estão nomes como Uri Levine, cofundador do Waze e um dos empreendedores mais renomados do planeta; Guibert Englebienne, cofundador da Globant; Carlos Takahashi, CEO da BlackRock Brasil; Guilherme Bonifácio, cofundador do iFood; Camila Junqueira, diretora da Endeavor Brasil; Paula Ganem, responsável regional de mercado de capitais para o Canadá e a América Latina na Bolsa de Valores de Nova York; André Penha, cofundador do Quinto Andar; entre outros.
Os números gerais da Startup Competition reforçam o alcance global do South Summit Brazil. No total, 2.050 startups de 81 países dos cinco continentes (América, Europa, Ásia, África e Oceania), e de 21 estados do Brasil, inscreveram-se na competição em 2024. Entre as finalistas, além das 25 startups brasileiras, estão nações como Argentina (2), Chile (3), Colômbia (1), França (1), Alemanha (1), Israel (4), México (3), Portugal (1), Singapura (1), Espanha (1), Suécia (1), Reino Unido (1), Estados Unidos (3), Uruguai (1) e Luxemburgo (1). Todas elas estão divididas em cinco grupos temáticos: Enterprise; Fintechs; Health; Industry 5.0; e Sustainabilty & ESG.
“Neste terceiro ano da realização da Startup Competition na programação do South Summit Brazil, notamos um alto grau de maturidade nos projetos apresentados pelas candidatas. O número de startups estrangeiras finalistas aumentou, e também houve o acréscimo de 12 para 15 países, o que demonstra o interesse global no evento e o alcance que ele possui no mundo atualmente. Já no território brasileiro, observamos que o ecossistema está cada vez mais competitivo e preparado para se destacar internacionalmente, e apto para atrair novos investimentos e a atenção dos principais players do mercado”, disse José Renato Hopf, Presidente do South Summit Brazil.
A partir de agora, as 50 finalistas da Startup Competition terão a oportunidade de apresentar seus projetos presencialmente e poderão acessar uma rede exclusiva, com a possibilidade de reuniões 1:1 com investidores e corporações em busca de inovação. Além da participação no South Summit Brazil e da ampla visibilidade na mídia, elas receberão mentorias e orientação para aprimorar seu pitch.