Evento debate oportunidades para a economia gaúcha em 2024

Amcham Porto Alegre reúne especialistas para apresentar panorama estratégico do Estado

Crédito: Freepik

Quais são os principais desafios e oportunidades para a economia gaúcha em 2024? As respostas para esta pergunta serão o tema de destaque do Plano de Voo, evento organizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Porto Alegre) para o dia 28 de fevereiro. O encontro, na sede da entidade, reunirá executivos, especialistas na área e autoridades para apresentar um panorama estratégico do mercado e as perspectivas econômicas para o Rio Grande do Sul nos próximos meses.

Entre os palestrantes, estão confirmados a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, e o conselheiro da Corecon-RS, Mario de Lima, além de Rodolfo Margato, vice-presidente de Economia da XP Inc., Paulo Uebel, sócio da Ernst Young, Claudio Carrara, VP do Grupo Meta, e Oscar Frank, economista-chefe da CDL Porto Alegre.

“Queremos que as empresas estejam preparadas para o que está por vir, por isso, falaremos de perspectivas econômicas a partir do setor público e teremos um bate-papo com o setor privado, para sabermos como as maiores companhias do Estado estão se preparando para enfrentar o ano. Também vamos falar sobre como o cenário global e nacional está afetando o mercado gaúcho”, destaca o coordenador regional da Amcham, Daniel Soibelmann.

OTIMISMO

O encontro em Porto Alegre integra o Plano de Voo Amcham 2024, pesquisa nacional realizada pela entidade, com 775 empresários de todo o país, divulgada no início do mês, que indica quais as expectativas para os negócios neste ano e quais são as prioridades de líderes, executivos, gestores e CEOs com relação às ações do governo.

Entre os participantes, 93% esperam crescimento nas receitas de suas empresas neste ano, sendo que quase metade deles projeta aumento acima de 15%. O resultado positivo decorreria de aumento de vendas no mercado interno (72%), maior capacidade de produção ou prestação de serviços (49%) e ganho de eficiência ou redução de custos (49%), entre outros motivos.

Entre as principais medidas esperadas em relação ao governo para o crescimento da economia estão o equilíbrio fiscal (80%), a regulamentação da Reforma Tributária sobre o consumo (62%), bem como a segurança jurídica e redução da burocracia (62%). A íntegra da pesquisa “Plano de Voo Amcham 2024” pode ser acessada aqui.