Reservas do Grêmio empatam com Ypiranga, em noite de pouco futebol

Com atuação morna e abusando de ligações diretas, o Tricolor ficou no 0 a 0 com a equipe de Erechim

Foto: Enoc Junior / Ypiranga / Divulgação

O Grêmio empatou em 0 a 0 com o Ypiranga de Erechim, na noite desta quarta-feira no Colosso da Lagoa. Com atuação morna, os reservas do Tricolor não conseguiram superar a defesa do Canarinho, que chegou a pressionar, mas depois optou por esperar e explorar os muitos erros do time da Capital.

Com o ponto somado na oitava rodada, os gremistas chegam à liderança com 17, mas esperam o confronto entre Inter e Brasil de Pelotas. O Canarinho segue na zona do rebaixamento, com 7 pontos.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Santa Cruz em casa, sábado às 16h30. Já o Ypiranga vai a Ijuí encarar o São Luiz, às 20h.

Boa movimentação, pouca qualidade

O jogo iniciou com bastante movimentação e chances de gol. No primeiro minuto, Gedeílson evitou a saída e cruzou na área, o zagueiro Gustavo Martins ia mandando contra o próprio gol, se não fosse a defesa de Caíque. O tricolor respondeu aos 3 minutos quando Galdino conseguiu boa ultrapassagem e tocou para Gustavo Nunes, que buscou o ângulo direito. A bola passou perto mas não alterou o placar.

Até os 15 minutos, surgiram boas chances para os dois lados, mas todas falharam na finalização a gol. Já aos 20, o Ypiranga passou a empilhar oportunidades e fazer pressão. Primeiro com Foguinho, recebendo nas costas de Galdino, mas mandando a bola pela linha lateral. Depois, com Matheus Anderson pegando de primeira, mas chutando na rede pelo lado de fora.

O campo pesado não ajudava no futebol apresentado, mas o desentrosamento tricolor era visível, assim como o nível abaixo de alguns jogadores. Por volta dos 30 minutos, o Grêmio começou uma sequência de faltas e chutões para o ataque. Uma boa jogada surgiu em uma dessas ligações diretas, quando Gustavo Nunes recebeu lançamento do goleiro caíque, driblou o lateral e saiu na cara do gol. Mais uma vez, faltou capricho na finalização e o garoto chutou no peito do goleiro Alexander. Na sequência, Nathan pescador tentou mais uma dessas inversões, mas pegou na orelha da bola, que saiu pela lateral.

A resposta do Canarinho veio logo depois, quando Alisson Taddei aplicou uma caneta em Wesley e fez o cruzamento, mas Caíque espalmou mais uma.

Queda de ritmo

O segundo tempo começou tão movimentado quanto o primeiro, mas o nível das atuações não subiu. Os erros e a dificuldade de criação no meio campo continuaram. As ligações diretas seguiram acontecendo, mas o Tricolor começou a exercer mais pressão.

O garoto Gustavo Nunes seguiu seu bom jogo, quando pedalou a cruzou na área, mas a bola morreu nas mão do goleiro. Aos 15, a melhor chance gremista: Gustavo Nunes fez boa jogada pela esquerda e colocou na área. Nathan desviou de cabeça, mas na sobra escorou para André Henrique. O atacante dominou e bateu em cima da marcação do Ypiranga. O Grêmio perdeu um gol incrível.

O ritmo caiu por volta dos 20 minutos, quando aumentaram as ligações diretas, mas surgiu uma sequência de faltas. As saídas de Nathan Pescador e Galdino resultaram em mais marcação e maior enfrentamento físico, com as entradas de Ronald e Pedro Lucas.

Contudo, a atuação morna não mudou. As ligações diretas pareciam a única esperança de ambos os times, mas nenhum deles chegava perto de abrir o placar.

As chances de gol reduziram a quase zero. O Tricolor passou a ter a posse de bola, mas não conseguiu traduzir isso em chances de gol. Já o Ypiranga parecia mais confortável com o jogo, contente em forçar o erro tricolor e escapar em contra-ataques. No apito final, empate morno e pouco inspirador.

Gauchão 2024 – 8ª rodada

Ypiranga 0

Alexander, Gedeilson, Heitor, Windson, Foguinho, Uchôa, Lucas Marques, Alisson Taddei, Mateus Anderson, Jhonatan Ribeiro, Zé Vitor. Técnico: Thiago Carvalho.

Grêmio 0

Caíque; Fábio, Gustavo Martins, Bruno Uvini e Wesley Costa; Dodi, Ronald e Nathan; Galdino, Gustavo Nunes e André Henrique. Técnico auxiliar: Alexandre Mendes.

Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Juarez de Mello Junior (RS)
Data e hora: 14 de fevereiro, quarta-feira, às 19h
Local: Colosso da Lagoa, Erechim (RS)