Aumento de mortes violentas em Caxias do Sul está ligado ao tráfico, afirma delegado

Cidade da Serra já tem 29 homicídios em 2024

Um homem de 68 anos morreu nessa quarta-feira, em Caxias do Sul, conforme a Brigada Militar. Ele foi encaminhado ao Hospital Geral com diversos ferimentos. A suspeita é que a vítima tenha sido espancada. O homem foi encontrado na avenida Circular Pedro Mocelin, no bairro Cinquentenário. Foi a 12ª morte violenta na cidade neste mês e a 29ª em 2024. Em janeiro, 17 pessoas foram assassinadas.

O delegado Augusto Cavalheiro Neto, titular da Delegacia Regional da Serra, afirmou que o número elevado de mortes violentas na cidade está ligado ao tráfico de drogas. “Sim, de uma forma genérica, a gente pode afirmar que a esmagadora maioria desses crimes tem como pano de fundo a questão do tráfico de drogas. Não necessariamente uma disputa de entre organizações criminosas por território, enfim, mas às vezes até mesmo uma cobrança de dívidas. Mas tudo que tem por trás disso, a gente pode afirmar, é a questão do tráfico de drogas, sem nenhuma dúvida”, afirmou.

Ainda conforme o policial, é questão de tempo para uma diminuição nos números de homicídios, devido a uma série de iniciativas tomadas pelas forças de segurança da região. “Olha, é difícil a gente fixar um tempo, mas a gente trabalha para que esses índices retornem à normalidade o mais rápido possível, esse é o nosso objetivo, e o mais próximo possível do zero. Mas a experiência nos mostra, em outros momentos, de que geralmente os números acabam baixando aí numa questão de um ou dois meses, um mês a gente acaba conseguindo fazer uma redução bem significativa. E com resultados expressivos”, ressaltou Cavalheiro Neto.

O delegado ainda destacou que o aumento do índice de homicídios é pontual e que delitos que impactam a sensação de segurança, como roubos a pedestre, veículos e estabelecimentos comerciais, apresentaram o menor índice dos últimos dez anos, no início de 2024.

Operação Cerco Fechado

Desde a última segunda-feira, a Brigada Militar realiza na cidade a Operação Cerco Fechado, que integra uma série de ações permanentes contra o tráfico de drogas em Caxias do Sul. As ofensivas contam com efetivos do 12º BPM, 4º Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Aviação da BM.

Segundo a corporação, nas últimas 24 horas de operação foi preso um foragido do sistema prisional e dois em flagrante por tráfico de drogas, assim como a apreensão de um colete balístico e de um veículo, além de diversas porções de drogas.