Abicalçados e ApexBrasil renovam convênio

Renovação prevê investimentos de mais de R$ 36 milhões em ações de promoção comercial

Crédito: Divulgação/Abicalçados

A parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que desde o ano 2000 mantém o Brazilian Footwear, programa de apoio aos embarques internacionais de calçados, foi renovada para o biênio 2024/2025. Para os próximos dois anos, o programa prevê investimentos de mais de R$ 36 milhões em ações voltadas à internacionalização e promoção da indústria calçadista. Metade do investimento é proveniente da Agência e o restante é aportado pelas empresas participantes do Programa.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca a importância do programa para as exportações do setor. Segundo ele, em 2023 as ações apoiadas geraram US$ 147,5 milhões (R$ 872,3 milhões).

PROGRAMA

“No ano passado, o Programa investiu R$ 20,3 milhões em ações, considerando o investimento da ApexBrasil e o investimento em contrapartida tanto das empresas quanto da Abicalçados. O retorno sobre investimento foi de R$ 43 para cada R$ 1 investido”, informa o executivo, ressaltando que mais de 80% do total gerado pelas exportações brasileiras de calçados são oriundos de empresas apoiadas pelo Brazilian Footwear.

“O Programa, desde o ano 2000, não apoiou apenas o aumento de volume embarcado, mas sobretudo apoiou a maior diversificação de mercados e produtos exportados. Quando assinamos o primeiro convênio, nossos embarques iam para 99 destinos. Passamos para mais de 170 mercados em 2023”, acrescenta Ferreira.

Para o próximo biênio, o Brazilian Footwear promoverá ações que tenham impacto direto ou indireto nos mercados-alvos do Programa, escolhidos pelos associados em reunião conduzida pelas áreas de Inteligência de Mercado da ApexBrasil e da Abicalçados. No ano passado, foram elencados como prioritários os mercados dos Estados Unidos, Colômbia, Chile, Emirados Árabes Unidos, Alemanha e Angola. Já os mercados-alvo secundários, que serão trabalhados para entendimento e prospecção para ações futuras durante o biênio, serão Arábia Saudita e Austrália.