Os CEOs de empresas brasileiras estão apostando na reinvenção de seus negócios para garantir a viabilidade das empresas a longo prazo. É o que revela a 27ª edição da pesquisa Global CEO Survey, da PwC, que entrevistou 4,7 mil pessoas em cem países, incluindo o Brasil, ao apontar que quase um terço dos executivos do setor de varejo e consumo no país apontam que seus negócios devem ser economicamente viáveis por uma década.
Um total de 30% dos empresários do setor de varejo e consumo apontaram que o negócio será economicamente viável por até dez anos. Já no recorte de todos os setores da economia brasileira, a percepção subiu de 33%, no ano passado, para 41%, em 2024.
A estabilidade macroeconômica é apontada como a principal preocupação para 2024 para 30% dos executivos de varejo e consumo e 31% do empresariado brasileiro. Conforme a pesquisa, no âmbito digital, a utilização da inteligência artificial foi destacada como um dos fatores que deve proporcionar maior mudança no modelo de negócios nos próximos anos. Na avaliação de 63% dos executivos de consumo, a tecnologia mudará significativamente a maneira de criar, entregar e capturar valor nos próximos três anos.