A Eletrobras recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para realizar testes em sete aerogeradores na Usina Eólica Coxilha Negra 2, em Sant´Ana do Livramento, na fronteira gaúcha, ainda em fevereiro. A informação foi divulgada, em comunicado, pela companhia e vai representar um investimento superior a R$ 2 bilhões.
A usina é o maior empreendimento de geração eólica da companhia atualmente em execução, onde cada um dos sete geradores que serão testados terá capacidade instalada de 4,2 MW, totalizando 29,4 MW. O Parque Eólico Coxilha Negra, que está sendo implantado Eletrobras CGT Eletrosul, tem capacidade instalada total de 302,4 MW, integrando três conjuntos de usinas que totalizarão 72 aerogeradores.
No último dia 28 de janeiro, após liberação do ONS, foi feita a energização do primeiro transformador da Subestação Coxilha Negra 2 e da ampliação na Subestação Livramento 3, interligadas por 31 km de linha de transmissão de 230 kV da Eletrobras CGT Eletrosul, Livramento 3 – Coxilha Negra 02.