Juro do cartão de crédito rotativo fecha em 440,8% ao ano em dezembro, diz BC

Em 2023, crescimento da taxa foi de 28,9 pontos percentuais

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A taxa de juros do cartão de crédito rotativo variou para 440,8% ao ano em dezembro, contra 434,4% um mês antes. O crescimento do juro do cartão de crédito rotativo foi de 28,9 pontos percentuais em 2023 e a taxa terminou o ano no maior patamar desde outubro de 2023 (444,9% ao ano). As informações foram divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta terça-feira, 6.

O rotativo é a linha de crédito pré-aprovada no cartão e inclui também saques feitos na função crédito do meio de pagamento. O crédito rotativo do cartão de crédito pode ser acionado por quem não pode pagar o valor total da fatura na data do vencimento, mas não quer ficar inadimplente. Desde 1º de janeiro deste ano começou a valer uma mudança nas regras do cartão de crédito rotativo, onde o valor total cobrado pelos bancos em juros no cartão de crédito rotativo não poderá exceder o valor original da dívida.

No caso de inadimplência do cliente, o banco deverá parcelar o saldo devedor ou oferecer outra forma para quitar a dívida em condições mais vantajosas dentro de 30 dias. Além disso, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), os juros de novas operações no rotativo e no parcelado realizadas a partir de 3 de janeiro deste ano não poderão superar 100% do valor original da dívida. Em dezembro de 2023, a taxa do parcelado do cartão variou para 195,6%, contra 196,8% um mês antes. Assim, a taxa de juros total do cartão de crédito variou para 89,5%, contra 91,4%.