Ata do Copom e IPCA de janeiro no foco da semana econômica

Mercado projeta recuo na inflação de janeiro comparado com resultado de dezembro

Crédito: Freepik

A semana econômica que inicia nesta segunda-feira, 5, será concentrada em eventos econômicos e balanços de empresas no Brasil, depois da agitação da famosa “Super Quarta” quando o Banco Central cortou a Selic em 0,50 ponto percentual durante a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), passando a taxa básica de juros passou do patamar de 11,75% para 11,25% ao ano.

Os investidores, conforme especialistas da plataforma investing.com, estarão focados na semana de pré-Carnaval, na divulgação de dados da inflação oficial do país, ata da última reunião de política monetária, onde se espera que existam indicativos sobre as razões para a redução da semana passada, além da sinalização sobre como serão os próximos passos nos demais meses do ano. Entretanto, um dos indicadores econômicos já sofrerá atraso.

Por causa da operação-padrão dos seus servidores, o Banco Central divulgará com atraso pela segunda semana consecutiva o Relatório de Mercado Focus – que reúne as projeções do mercado para os principais indicadores da economia. O documento, que sempre é divulgado nas manhãs de segunda-feira, será publicado apenas na terça-feira, às 8h30. De acordo com o Sinal, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) sinalizou que uma nova proposta do governo será apresentada na terceira rodada da Mesa Específica de Negociação com a categoria, marcada para a próxima quinta-feira, 8.

ATA DO COPOM 

Na terça-feira, 6, ainda, será divulgada a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) libera o Índice Geral de Preços (IGP) de janeiro. Na quarta-feira, 7, o Banco Central divulga ainda apresenta informações do setor público, e as vendas no comércio varejista na Pesquisa Mensal do Comércio serão anunciadas pela S&P Global, com expectativa de alta de 0,9%. Os dados do setor automotivo em janeiro saem também na quarta, através de relatório da Anfavea. Fechando o dia, o mercado ficará conhecendo a balança comercial de janeiro.

Já na quinta-feira, 8, o IBGE divulga o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, após alta de 0,56% no mês de dezembro. Em 2023, o IPCA acumulou variação positiva de 4,62%.  Conforme analistas de mercado, as projeções apontam para uma redução do indicador do mês variando entre 0,32% e 0,34%, com a taxa anual também recuando para algo próximo dos 4,4%.

Na sexta-feira, 9, antes do começo do Carnaval, o foco dos investidores será no crescimento do setor de serviços, com projeção de crescimento de 1,2% na comparação mensal.

Já com o retorno do recesso, o Congresso Nacional deve direcionar seus esforços sobre temas como medida provisória nº 1202, que visa reverter isenções fiscais sobre a folha de pagamento, e a segunda fase da reforma tributária. Além disso, os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao orçamento, que apresentou menos emendas parlamentares, e os debates sobre contingenciamento de gastos deverão atrair atenções em Brasília.