Onda de calor será prolongada e deve ganhar força no RS, alerta MetSul

Máximas devem ficar perto ou acima dos 40ºC em diversas regiões gaúchas nos próximos dias

Foto: Fabiano do Amaral / CP

A onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul desde a metade da semana passada deve se prolongar, com temperaturas altas e acima das médias históricas, alerta a MetSul Meteorologia. Nos próximos dias, as máximas podem ficar perto ou acima dos 40ºC, caracterizando calor excessivo em diversas regiões gaúchas.

O território gaúcho está sob efeito de uma grande massa de ar seco e quente que cobre a Argentina com domo de calor no país vizinho. No sábado, o Rio Grande do Sul teve as maiores temperaturas até agora nesta onda de calor. De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas mais altas foram registradas no Oeste gaúcho. O calor foi forte também em cidades do Centro, Grande Porto Alegre e dos vales.

De acordo com o prognóstico da MetSul, a perspectiva é de calor a semana inteira. Todos os modelos analisados indicam que as altas temperaturas vão invadir o período de Carnaval com ao menos mais uma semana de calor excessivo em grande parte do Estado.

Os dados indicam que na segunda metade desta semana, o centro da bolha de calor deve se deslocar gradualmente para o RS, o que fará com que as temperaturas se elevem ainda mais.

Com isso, a segunda metade desta semana e o período inicial do Carnaval devem ter dias de calor muito intenso e em algumas localidades extremo. Várias regiões deverão ter marcas perto e acima dos 40ºC, inclusive Porto Alegre e a região metropolitana.

Os dias mais quentes tendem a ser a sexta e o sábado, quando as máximas próximas ou acima de 40ºC devem ser observadas em grande número de municípios, mas já nos dias anteriores se espera muito calor com máximas acima de 35ºC em diversas cidades, em especial da Metade Oeste.

Esta onda de calor tem tido predomínio do tempo seco desde o seu começo, o que faz com que os dias sejam ensolarados, com pancadas localizadas de chuva apenas em consequência do calor excessivo. Este cenário tende a permanecer durante grande parte desta semana, segundo a MetSul.

No decorrer do Carnaval, contudo, espera-se maior ingresso de umidade no Estado. O efeito será trazer nuvens e pancadas de chuva mais frequentes e em maior número de locais. Como a atmosfera estará aquecida durante o Carnaval, cresce durante o risco de episódios isolados de chuva extrema a intensa em curto período, além de temporais em pontos localizados, com risco de vendavais.