Quarenta bairros de Porto Alegre têm infestação do mosquito da dengue

Secretaria Municipal da Saúde monitora 46 bairros

Foto: SES-RS/Divulgação

Trinta e nove bairros de Porto Alegre estão com nível crítico de infestação com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O número representa 84,7% dos 36 bairros monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os dados constam no último boletim divulgado pela pasta. Os indicadores fazem parte das práticas aplicadas ao combate à dengue em Porto Alegre.

O nível de infestação nos bairros é associado com as informações sobre os casos registrados da doença e, a partir desse cruzamento, são montados mapas que direcionam as atividades dos profissionais da Vigilância em Saúde. Só em Porto Alegre, conforme o painel de casos da dengue da Secretaria Estadual de Saúde já são 27 casos confirmados desde o começo do ano. 

A infestação é medida pelo Índice Médio de Fêmeas de Aedes aegypti. Conforme a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, na semana entre 21 e 27 de janeiro, este índice foi de 1,15 na média de Porto Alegre. Foram coletadas 986 fêmeas em 419 armadilhas das 860 vistoriadas, representando quase 49% das armadilhas positivas para o mosquito.

Morte em investigação

O município de Tenente Portela investiga uma possível morte pela doença. O óbito ocorreu na última quarta-feira e a vítima é uma idosa de 71 anos, que estava internada no Hospital Santo Antônio devido a doença. Uma amostra biológica da paciente foi enviada para análise no Laboratório Central do Estado para determinar a causa da morte. O laudo deve sair nesta segunda-feira. Tenente Portela é o município com o maior número de casos de dengue no Estado, com 536 diagnósticos confirmados.

Nível de infestação por bairro:

Crítico: Mário Quintana, Passo das Pedras, Jardim Leopoldina, Vila Ipiranga, Jardim Sabará, Bom Jesus, Petrópolis, Auxiliadora, Azenha, Medianeira, Teresópolis, Santa Tereza, Sarandi, Santa Rosa e Lima, Rubem Berta, Parque Santa Fé, Boa Vista, Costa e Silva, Chácara das Pedras, Vila Jardim, Jardim Carvalho, Santana, Vila Nova, Partenon, Jardim do Salso, Higienópolis, Menino Deus, Nonoai, Cavalhada, Glória, Tristeza, Jardim Itu, Passo da Areia, Santo Antônio, Cidade Baixa, Mont’ Serrat, Três Figueiras, Jardim Europa, Jardim Lindóia e Aparício Borges. 

Alerta: Camaquã, Boa Vista, Vila João Pessoa e Vila São José. 

Moderado: Jardim Botânico e Bela Vista.

Satisfatório: São Sebastião