Startup gaúcha conquista espaço com inovação em gestão ESG

Plataforma ganhou espaço ao atuar inicialmente no setor calçadista

Crédito: Divulgação

Com foco nos setores de indústria de transformação, moda, varejo e corporates com risco elevado na cadeia de valor, a ESG Now vem se consolidando como uma parceria estratégica de empresas que buscam não apenas atender a padrões regulatórios, mas também se destacar como referências na adoção de práticas sustentáveis e responsáveis. Em três anos de atuação, já são mais de 100 clientes em setores diversificados, incluindo calçados, têxtil, metalmecânico, agro, energia eólica, e financeiro.

A startup, que surgiu em 2021 como uma spin-off da empresa de consultoria Ecovalor, oferece uma solução digital all-in-one que impulsiona organizações em direção à maturidade em ESG (Ambiental, Social e de Governança). A plataforma ganhou espaço ao atuar inicialmente no setor calçadista, colaborando com entidades renomadas como Abicalçados e Assintecal. Desde então, expandiu sua atuação para incluir gigantes do varejo como Arezzo e Calçados Beira-Rio.

Em 2023, a ESG Now avançou para novos mercados com a realização de provas de conceito com a Cooperativa Sicredi e Lojas Renner. Com o Sicredi, a startup está aplicando suas soluções de digitalização e automação de processos de coleta e tratamento de dados ESG, para elaboração de relatórios a partir de padrões internacionais como GRI (Global Reporting Initiative) e TCFD (Task Force on Climate-Related Financial Disclosures). Com a Renner, o desafio é a coleta e gestão de dados ESG das diversas camadas da cadeia de fornecedores.

RODADA DE CAPTAÇÃO

Ainda no último ano, a empresa participou de acelerações e abriu rodada de captação de investimento que ultrapassou a marca de R$ 1 milhão, evidenciando a confiança do mercado na proposta da empresa. Os fundos aportados vieram da Ventiur através da ACI Startups da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, do fundo de Corporate Venture Capital (CVC) Comunitá, formado pelas Cooperativas Sicredi Pioneira e Caminho das Águas; e de uma oferta pública de cotas por meio da plataforma Angels Wallet.

É a partir deste cenário que o cofundador e CEO da ESG Now, Elias Neto, projeta um crescimento de mais de seis vezes em receita para a startup em 2024. “A sociedade precisa urgentemente de soluções que impulsionem as empresas para a economia sustentável, circular e de baixo carbono – nossa plataforma digital soluciona muito dos desafios desta jornada, de forma simples, eficaz e com investimento justo, o que motiva nosso crescimento”, destaca.