Mais de 40 entidades assinam manifesto contra isenção das plataformas digitais

Associações alegem que a indústria nacional vem perdendo espaço no varejo nacional

Crédito: Divulgação

Sob o título “Danos da desigualdade tributária são claros. Não há mais o que analisar”, 41 entidades representativas da indústria e do varejo brasileiro, entre elas a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), assinaram nota conjunta tratando dos impactos da isenção das plataformas digitais internacionais em remessas de até US$ 50 (R$ 250).

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que, desde agosto passado, quando as plataformas internacionais passaram a ter isenção de impostos de importação, a indústria nacional vem perdendo espaço no varejo nacional. “É uma concorrência desleal, pois pagamos os impostos todos em cascata. É uma medida que vem ceifando milhares de empregos no Brasil e destruindo a indústria nacional”, comenta o dirigente.

Na nota, as entidades frisam que o Governo já foi alertado sobre o impacto no emprego, mas que nada foi feito até o momento. “No mínimo, enquanto não se toma uma decisão, o mais justo seria isentar também a indústria e o comércio nacionais”, frisa o documento.