Mercado espera divulgação do conteúdo da ata da reunião do Copom

Analistas procuram detalhes da interpretação dos dos integrantes do Comitê sobre o cenário futuro

Crédito: Freepik

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que reduziu a Selic em 0,5 ponto percentual, passando a taxa básica de juros para 11,25% ao ano, antes 11,75% já era algo previsto. Para o analista em investimentos da Money Wise Research, Cleide Rodrigues, diante dos recentes indicadores econômicos no Brasil, notadamente o IBC-BR de novembro e o IPCA 15 de janeiro, que sinalizam um enfraquecimento da economia, o ciclo de redução da taxa de juros será mantido nas próximas reuniões. Mas as atenções estão voltadas para o conteúdo da ata da reunião que será divulgada na próxima semana.

Esse é o quinto corte seguido da taxa, que começou a recuar na reunião que aconteceu no início de agosto. Na ocasião, o Comitê de Política Monetária reduziu a Selic de 13,75% para 13,25%. O corte havia sido o primeiro em três anos. Antes, a última queda havia sido registrada em agosto de 2020. Já para o educador Renan Diego é um bom momento para investir em ativos de renda fixa prefixados e ativos renda variável, como Fundos Imobiliários e Ações, porém com cautela e aos poucos.

“Não adianta querer tirar o dinheiro todo da renda fixa agora para ir para a bolsa de valores, faça isso aos poucos, busque mais conhecimento e jamais tire a sua reserva de segurança da renda fixa, independente de quanto esteja a taxa Selic, pois segurança não se negocia” explica o expert e educador.

SEM SURPRESA

Já entre as entidades empresariais gaúchas, também faltou surpresa. Para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, o cenário externo reduziu a incerteza, especialmente depois de mudanças nas expectativas na magnitude e na temporalidade dos cortes de juros nos EUA. No cenário interno, a atividade segue desacelerando e a inflação, apesar de uma ligeira piora qualitativa recente, vem se comportando de acordo com o esperado.

“O equilíbrio das contas públicas, porém, continua sendo o principal desafio brasileiro. E como sabemos que taxas de juros estruturalmente mais baixas somente são viabilizadas com equilíbrio fiscal como premissa, a falta de compromisso fiscal representa mais um custo à sociedade brasileira”, diz

Para a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a continuidade no processo de queda de inflação no Brasil, o enfraquecimento da atividade econômica em setores mais sensíveis às taxas de juros e a desaceleração na geração de empregos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), contribuíram para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que reduziu a taxa de juros em 0,5 ponto percentual, passando a 11,25%.

“A possibilidade de intensificar o ritmo dos cortes além de meio ponto percentual depende da convergência das expectativas de inflação para a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional. Atualmente, estas expectativas mantêm-se acima da meta de inflação desde meados do ano passado”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

Segundo ele, tal ajuste nas taxas de juros só será viável com o comprometimento do Governo Federal em relação às contas públicas e o cumprimento das metas de resultado primário estabelecidas pelo Novo Arcabouço Fiscal.