Grêmio vence Juventude por 1 a 0 e assume liderança do Gauchão

Apesar do resultado positivo, Tricolor viu Soteldo e André Henrique deixarem o campo lesionados

Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo

Em noite de preocupações com lesionados, o Grêmio venceu o Juventude por 1 a 0 nesta quarta-feira na Arena e assumiu a liderança do Gauchão. Com a vitória, o Tricolor ultrapassou o Inter e o Verdão da Serra e agora lidera com 9 pontos. Sem grande atuação, o técnico Renato Portaluppi viu Soteldo e André Henrique deixarem o campo machucados e se transformarem em problema para a temporada. Chorando, o venezuelano precisou da maca para sair do gramado por dores na coxa.

O lateral Fábio abriu o placar de cabeça após escanteio do meia Cristaldo. Na volta do intervalo, a bola foi do Juventude, que criou chances e parou em milagre do goleiro Marchesín. O confronto ficou paralisado por dez minutos por um choque com o goleiro Lucas, do Juventude, que saiu de ambulância.

O Grêmio volta a campo no sábado, às 19h, para enfrentar o Avenida nos Eucaliptos. O Ju enfrenta o Ypiranga no Alfredo Jaconi, domingo às 20h.

Jogo equilibrado

As duas equipes começaram a partida buscando o ataque na Arena. O atacante Erick, aos 4 minutos, recebeu cruzamento de Lucas Barbosa e tocou de ombro para fora. A resposta do Grêmio veio imediatamente e Soteldo perdeu uma chance incrível fruto da marcação adiantada do time de Renato. Os defensores do time da Serra erraram na saída e a bola ficou no pé do venezuelano. O camisa 7 tabelou com Villasanti, mas bateu para fora com o gol vazio.

O Tricolor controlou a partida e passou a pressionar com o avançar do relógio. O gol chegou em seguida. Pepê bateu de fora da área desviado e a bola saiu em escanteio. Na cobrança de Cristaldo, Fábio levou a melhor pelo alto e tocou de cabeça para o fundo do gol aos 17. Soteldo por pouco não ampliou. Em finalização colocada, o goleiro Lucas Wingert espalmou e evitou o 2 a 0.

A partir dos 25 minutos, o Juventude foi quem passou a propor e levar vantagem pelo lado esquerdo da defesa gremista. O experiente centroavante Gilberto passou por três marcadores e de esquerda chutou tirando tinta da trave do goleiro Marchesín.

O Verdão começou a ganhar as sobras e estancar as saídas em velocidade do time gremista. Nos minutos finais, Marchesín deu um susto na torcida. O argentino agarrou a bola no alto, mas soltou e contou com a sorte de não ter nenhum atacante ao seu lado.

Preocupações

André Henrique voltou na vaga de Galdino para o segundo tempo. O Juventude seguiu com o controle do jogo e o Grêmio manteve as dificuldades para avançar. Aos 10 minutos, JP Galvão e Cristaldo se atrapalharam no contragolpe e o atacante não conseguiu dominar a bola.

O duelo ficou paralisado por dez minutos para atendimento ao goleiro Lucas. Ele se chocou de cabeça com o joelho de André Henrique. O arqueiro do Ju precisou deixar o campo de ambulância. André também precisou ser substituído com muitas dores na perna fruto do lance. Nathan Fernandes foi o escolhido.

O jogo recomeçou com as equipes mais aceleradas. O técnico Roger Machado passou a promover mudanças e usar o banco para ganhar fôlego. Nathan Fernandes fez bela jogada aos 35 minutos. No entanto, ele escolheu dar o passe e a defesa evitou o que seria o 2 a 0. Aos 36 minutos, o Grêmio ganhou mais uma preocupação importante para a temporada. Soteldo se esticou para mandar uma bola pela lateral e sentiu dores musculares. Foi substituído chorando.

Marchesín operou um milagre aos 40 minutos. À queima roupa, João Lucas soltou uma bomba e parou em grande defesa do argentino. Foram mais 13 minutos de acréscimos dados pelo árbitro. O final foi de Grêmio recuado e desejando o apito final, que enfim veio. Vitória importante com atuação sem grande inspiração.

Gauchão 2024 – 4ª rodada

Grêmio 1

Marchesín, Fábio, Geromel, Rodrigo Ely, Reinaldo, Villasanti, Pepê, Cristaldo (Nathan), Soteldo (Besozzi), Galdino (André Henrique e Nathan Fernandes), J.P. Galvão (Gustavo Martins). Técnico: Renato Portaluppi.

Juventude 0

Lucas Wingert (Claus), João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos, Alan Ruschel, Caíque (Luis Oyama), Jadson, Jean Carlos (Mandaca), Erick Farias (Rildo), Gilberto e Lucas Barbosa (Edson Carioca). Técnico: R. Machado.

Gols: Fábio (17min/1°T)

Cartões amarelos: João Lucas e Danilo Boza (Juventude) Cristaldo, Geromel e Pepê (Grêmio)

Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)

Data e hora: Quarta-feira, 31, às 21h30min

Local: Arena do Grêmio (RS)