Prazo para concessão de benefícios do INSS deve cair para 30 dias em 2024

Meta para o prazo de análise dos pedidos dos cidadãos era chegar a 45 dias no ano passado

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Após um ano, o tempo médio de concessão de benefícios do INSS caiu de 79 para 47 dias, em dezembro de 2023. A meta para o prazo de análise dos pedidos dos cidadãos era chegar a 45 dias. Conforme o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em entrevista ao portal R7, a meta agora é reduzir o tempo de concessão de benefícios para 30 dias até o fim de 2024.

Stefanutto atribui a melhora às medidas para combater a fila da Previdência, que atualmente tem 1,5 milhão de pedidos em análise. O número de benefícios previdenciários superou 39 milhões no último ano.

Entre as medidas adotadas pelo INSS estão o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, com a volta do adicional por produtividade aos funcionários; a implantação do Atestmed, sistema que permite aos trabalhadores que precisam ficar afastados conseguir o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) a distância, sem a necessidade de agendar nem de passar pelo exame médico em agência do INSS; O aumento da automação, com a análise de dados e inteligência artificial para combater fraudes e agilizar a concessão de benefícios.

Stefanutto também disse que o INSS está preparado para o resultado do novo julgamento da revisão da vida toda, que deve ser retomado pelo Supremo Tribunal Federal a partir desta quinta-feira (1º).