As palavras que saem de nossas bocas podem ser interpretadas de quatro maneiras: positiva, negativa, neutra ou pouco clara.
Pessoas inteligentes e emocionalmente maduras tendem a falar de forma deliberada e transparente, usando suas palavras para minimizar uma resposta negativa ou enigmática.
Mas a verdade é que todos dizemos coisas das quais nos arrependemos. Talvez nossas palavras machuquem profundamente alguém, intencionalmente ou não.
inteligência emocional (QE) é definida como “a capacidade de estar consciente, controlar e expressar emoções, e lidar com relações interpessoais, judiciosamente e empaticamente.”
O nível de EQ é, muitas vezes, determinante em como nossas palavras são interpretadas por outra pessoa.
Além disso, é este tipo de inteligência que desempenha o papel predominante na decisão do que dizer e não dizer. EQ está intrinsecamente ligada à consciência social – a capacidade de decifrar as emoções e experiências de outras pessoas. Em outras palavras, nossa capacidade (ou incapacidade) de ser empáticos.
Para evitar os pensamentos e sentimentos temidos que acompanham a impulsividade, ajuda ter uma compreensão básica das coisas para não dizer em público.
Abaixo estão 10 coisas que pessoas emocionalmente inteligentes não dizem em público:
1.”Não é justo!”
Bem, a vida não é justa – algo que os adultos mais maduros entendem. Talvez o que aconteceu não seja justo. O importante a lembrar é que as pessoas que nos rodeiam são muitas vezes inconscientes do “incidente”, e mesmo que estejam familiarizadas com o cenário, proclamar “Não é justo” não faz absolutamente nada para resolver o problema.
Por mais difícil que possa ser, concentre sua atenção e seus esforços na resolução do problema. Você vai se sentir melhor sobre si mesmo, manter a sua dignidade e, possivelmente, encontrar a solução do problema!
2.”Você parece cansado.”
Aqui está a verdade: não temos absolutamente nenhuma ideia do que está acontecendo nos bastidores da vida de uma pessoa. Dizer “Você parece cansado” – não importa o quão bem intencionado – mostra para a pessoa que seus problemas estão em exibição para que todos possam ver.
Em vez disso, monte sua declaração ou pergunta de forma empática. Por exemplo, “Está tudo bem?” Essa frase sugere que você está preocupado com o que está acontecendo.
3. Declarações de inferioridade
Exemplos: “Você está ótima para sua idade”, ou “Para uma mulher, você realizou muita coisa.”
Como todos nós sabemos, discriminação por idade e gênero ainda existem. Apenas elogie a pessoa, não precisa fazer comentários para inferiorizá-la.
4.”Como eu disse antes …”
Quem não esqueceu de algo dito por outra pessoa? Esta frase implica que você está insultado por ter que repetir a si mesmo, ou que você está de alguma forma “melhor” que o destinatário.
Repetir a mesma coisa é frustrante. Abstenha-se de verbalizar essa frustração, e tente esclarecer o que você está dizendo.
5.”Você nunca…” ou “Você sempre …”
Normalmente, essas palavras são usadas de forma falsa, desonesta, ou dramática. Muitas vezes, elas são usadas para magoar alguém por raiva ou desprezo.
Substancie o que a outra pessoa fez – e forneça detalhes. Um exemplo: “Eu tenho notado que você continua a (tal e tal), há alguma coisa que eu possa fazer para ajudar / algo que eu deveria saber?”
6.”Boa sorte.”
Aqui está o nosso raciocínio: sorte leva um resultado fora das mãos da pessoa e a sujeita a influências externas. Alguém já fez treinos para ganhar na loteria? Não. É sorte.
Novamente, essa frase é sutil, muitas vezes bem intencionada, e é certamente subjetiva à própria interpretação. Mas, dizer algo como “Eu sei que você tem o que é preciso”, ou “Você vai conseguir tranquilamente” pode reforçar a confiança de alguém a um grau mais elevado do que a noção de sorte.
7.”Não importa para mim.”
Quando alguém procura sua opinião, espera um feedback construtivo… qualquer feedback. Dizer “não importa para mim” – de certa forma – sugere que a situação da pessoa não tem nenhuma importância para você, ou que tomar o tempo necessário para fornecer um feedback, não é uma prioridade.
Em vez disso, esteja ciente da situação da pessoa. Se estiver sem tempo, marque um momento em que você possa ouvi-la ativamente.
8. “Com todo o respectivo respeito…”
Pare. Essas palavras são realmente influenciadas pelo respeito ao destinatário? Se você puder, honestamente, responder “sim”, então, continue. Apenas saiba disso: como você molda suas palavras, sua linguagem corporal e sua entonação de voz rapidamente, tornará aparente se o devido respeito foi ou não foi dado.
9. “Eu te avisei…”
Esta frase está cheia de presunção e superioridade. Também é infantil e imatura. Nenhum adulto maduro e inteligente deve pronunciar tais palavras.
Você pode ter avisado alguém das consequências de uma determinada ação. Talvez elas tenham chegado. Talvez estejam além do ponto de crítica construtiva.
Encontre uma maneira de interagir com alguém que fez uma má escolha, que não envolva desprezo. Talvez a pessoa precise de alguma ajuda que não possamos fornecer. Considere suas opções e aja (e fale), inteligentemente.
10.”Eu desisto.”
Dizer “Eu desisto”, enquanto aparentemente inofensivo, é uma afirmação de que somos incapazes de superar algo a nossa frente. Talvez seja um chefe terrível, uma tarefa / projeto difícil, um colega de trabalho desdenhoso ou qualquer outra coisa.
Mas lembre-se: você é muito mais forte / esperto / capaz do que pensa. Não há absolutamente nada que você não possa superar. “Eu posso fazer isso” são as únicas palavras das quais você precisa.
Acredite em si mesmo!
As palavras que saem de nossas bocas podem ser interpretadas de quatro maneiras: positiva, negativa, neutra ou pouco clara.
Pessoas inteligentes e emocionalmente maduras tendem a falar de forma deliberada e transparente, usando suas palavras para minimizar uma resposta negativa ou enigmática.
Mas a verdade é que todos dizemos coisas das quais nos arrependemos. Talvez nossas palavras machuquem profundamente alguém, intencionalmente ou não.
A inteligência emocional (QE) é definida como “a capacidade de estar consciente, controlar e expressar emoções, e lidar com relações interpessoais, judiciosamente e empaticamente.”
O nível de EQ é, muitas vezes, determinante em como nossas palavras são interpretadas por outra pessoa.
Além disso, é este tipo de inteligência que desempenha o papel predominante na decisão do que dizer e não dizer. EQ está intrinsecamente ligada à consciência social – a capacidade de decifrar as emoções e experiências de outras pessoas. Em outras palavras, nossa capacidade (ou incapacidade) de ser empáticos.
Para evitar os pensamentos e sentimentos temidos que acompanham a impulsividade, ajuda ter uma compreensão básica das coisas para não dizer em público.
Abaixo estão 10 coisas que pessoas emocionalmente inteligentes não dizem em público:
1.”Não é justo!”
Bem, a vida não é justa – algo que os adultos mais maduros entendem. Talvez o que aconteceu não seja justo. O importante a lembrar é que as pessoas que nos rodeiam são muitas vezes inconscientes do “incidente”, e mesmo que estejam familiarizadas com o cenário, proclamar “Não é justo” não faz absolutamente nada para resolver o problema.
Por mais difícil que possa ser, concentre sua atenção e seus esforços na resolução do problema. Você vai se sentir melhor sobre si mesmo, manter a sua dignidade e, possivelmente, encontrar a solução do problema!
2.”Você parece cansado.”
Aqui está a verdade: não temos absolutamente nenhuma ideia do que está acontecendo nos bastidores da vida de uma pessoa. Dizer “Você parece cansado” – não importa o quão bem intencionado – mostra para a pessoa que seus problemas estão em exibição para que todos possam ver.
Em vez disso, monte sua declaração ou pergunta de forma empática. Por exemplo, “Está tudo bem?” Essa frase sugere que você está preocupado com o que está acontecendo.
3. Declarações de inferioridade
Exemplos: “Você está ótima para sua idade”, ou “Para uma mulher, você realizou muita coisa.”
Como todos nós sabemos, discriminação por idade e gênero ainda existem. Apenas elogie a pessoa, não precisa fazer comentários para inferiorizá-la.
4.”Como eu disse antes …”
Quem não esqueceu de algo dito por outra pessoa? Esta frase implica que você está insultado por ter que repetir a si mesmo, ou que você está de alguma forma “melhor” que o destinatário.
Repetir a mesma coisa é frustrante. Abstenha-se de verbalizar essa frustração, e tente esclarecer o que você está dizendo.
5.”Você nunca…” ou “Você sempre …”
Normalmente, essas palavras são usadas de forma falsa, desonesta, ou dramática. Muitas vezes, elas são usadas para magoar alguém por raiva ou desprezo.
Substancie o que a outra pessoa fez – e forneça detalhes. Um exemplo: “Eu tenho notado que você continua a (tal e tal), há alguma coisa que eu possa fazer para ajudar / algo que eu deveria saber?”
6.”Boa sorte.”
Aqui está o nosso raciocínio: sorte leva um resultado fora das mãos da pessoa e a sujeita a influências externas. Alguém já fez treinos para ganhar na loteria? Não. É sorte.
Novamente, essa frase é sutil, muitas vezes bem intencionada, e é certamente subjetiva à própria interpretação. Mas, dizer algo como “Eu sei que você tem o que é preciso”, ou “Você vai conseguir tranquilamente” pode reforçar a confiança de alguém a um grau mais elevado do que a noção de sorte.
7.”Não importa para mim.”
Quando alguém procura sua opinião, espera um feedback construtivo… qualquer feedback. Dizer “não importa para mim” – de certa forma – sugere que a situação da pessoa não tem nenhuma importância para você, ou que tomar o tempo necessário para fornecer um feedback, não é uma prioridade.
Em vez disso, esteja ciente da situação da pessoa. Se estiver sem tempo, marque um momento em que você possa ouvi-la ativamente.
8. “Com todo o respectivo respeito…”
Pare. Essas palavras são realmente influenciadas pelo respeito ao destinatário? Se você puder, honestamente, responder “sim”, então, continue. Apenas saiba disso: como você molda suas palavras, sua linguagem corporal e sua entonação de voz rapidamente, tornará aparente se o devido respeito foi ou não foi dado.
9. “Eu te avisei…”
Esta frase está cheia de presunção e superioridade. Também é infantil e imatura. Nenhum adulto maduro e inteligente deve pronunciar tais palavras.
Você pode ter avisado alguém das consequências de uma determinada ação. Talvez elas tenham chegado. Talvez estejam além do ponto de crítica construtiva.
Encontre uma maneira de interagir com alguém que fez uma má escolha, que não envolva desprezo. Talvez a pessoa precise de alguma ajuda que não possamos fornecer. Considere suas opções e aja (e fale), inteligentemente.
10.”Eu desisto.”
Dizer “Eu desisto”, enquanto aparentemente inofensivo, é uma afirmação de que somos incapazes de superar algo a nossa frente. Talvez seja um chefe terrível, uma tarefa / projeto difícil, um colega de trabalho desdenhoso ou qualquer outra coisa.
Mas lembre-se: você é muito mais forte / esperto / capaz do que pensa. Não há absolutamente nada que você não possa superar. “Eu posso fazer isso” são as únicas palavras das quais você precisa.
Acredite em si mesmo!