O deputado Adolfo Brito (PP) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira. Com o lema “RS Sustentável – Cada Gota conta” ele defende a reservação de água, irrigação e piscicultura no estado, junto com o compromisso com o meio ambiente. Em seu primeiro discurso, além de relembrar sua trajetória, reforçou seu principal projeto. O parlamentar espera contar com o apoio do Palácio Piratini para aprovar mudanças na legislação que facilitem a construção de açudes e reservatórios de água.
“Está na hora do agricultor ter irrigação e não precisar abandonar mais a terra para vir para a cidade para ganhar um salário mínimo quando poderia estar produzindo se tivesse irrigação. O Rio Grande precisa oferecer possibilidades ao agricultor. Precisamos virar essa chave”.
Na política, obteve seu primeiro mandato em 1982, como vereador, em Sobradinho. Antes de chegar à Assembleia, foi eleito prefeito da mesma cidade, em 1988. Adolfo está no exercício do oitavo mandato consecutivo, eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994. O diploma de curso superior foi conquistado em 2013, com a graduação de tecnólogo em Processos Gerenciais. Natural da localidade de Posse do Caçador, hoje pertencente ao município de Segredo, o parlamentar já exerceu diferentes atividades profissionais, entre elas a de locutor de rádio e engraxate. O presidente agradeceu o apoio da família e emocionado lembrou do pai que trabalhou na limpeza pública como servidor.
“Eu quero ver o Rio Grande cada vez melhor. Tenho fé e esperança de que juntos seremos ainda melhor. Trabalho, força, garra e muita determinação. Me criei engraxando sapato, carregando mala, vendendo fruta, trabalhando pela subsistência da vida e chego aqui hoje com o apoio a minha bancada. Quero fazer o trabalho seguir”.
A posse foi acompanhada por autoridades como o governador Eduardo Leite (PSDB), o vice-governador, Gabriel Souza (MDB), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e os ex-governadores Jair Soares (PP) e Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).
A Mesa Diretora que compõe a Assembleia neste ano, é fruto do acordo pluripartidário que vem garantindo, ao longo das últimas legislaturas, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente. Na 56ª Legislatura, as bancadas que devem ocupar a presidência, além do MDB, são o PP, o PT e o Republicanos.
Mesa Diretora para 2024:
Presidente: Adolfo Brito (PP)
1º Vice-presidente: Paparico Bacchi (PL)
2º Vice-presidente: Eliana Bayer (Republicanos)
1º Secretário: Pepe Vargas (PT)
2º Secretário: Vilmar Zanchin (MDB)
3º Secretário: Luiz Marenco (PDT)
4º Secretário: Thiago Duarte (União Brasil)
1º Suplente de Secretário: Issur Koch (PP)
2º Suplente de Secretário: Delegada Nadine (PSDB)
3º Suplente de Secretário: Gaúcho da Geral (PSD)
4º Suplente de Secretário: Elton Weber (PSB)