Novo centro de oncologia será inaugurado dia 6 de fevereiro em Porto Alegre

Unidade irá ampliar oferta de atendimentos voltados ao câncer na Capital

Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação

A Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) confirmou para o dia 6 de fevereiro a inauguração do novo Centro de Oncologia. A unidade irá ampliar a oferta de atendimentos voltados ao câncer em Porto Alegre, com a oferta de 200 consultas mensais e, anualmente, mais de 3 mil consultas especializadas, 1,2 mil ultrassonografias, 600 exames de endoscopia digestiva alta e baixa, 650 cirurgias oncológicas e 5,3 mil tratamentos quimioterápicos.

De acordo com o diretor técnico da unidade, oncologista Fernando Moraes de Moura, é crescente o número de casos da doença na Capital. Para ele, é preciso buscar novos meios para ampliar a oferta dos atendimentos. “Infelizmente, o sistema de saúde (SUS) não vem conseguindo acompanhar esse aumento de demanda. Então, justamente por conta desse aumento de demanda, é que a gente vem buscando alternativas como a abertura desse novo centro para ampliar o atendimento nessas demandas de tratamento oncológico”, declarou.

Ainda conforme Fernando Moraes de Moura, o objetivo é proporcionar aos pacientes diagnosticados com câncer o início do tratamento ou cirurgia em, no máximo, 30 dias. “Sem dúvida nenhuma, todos os exames relacionados a essas especialidades que nós vamos atender aqui no Vila Nova, vão ser realizados aqui no hospital com prioridade. Um dos nossos desejos e também do próprio diretor-presidente da AHVN, Dirceu Dal’Molin, é de que esse diagnóstico, estadiamento, conduta e tratamento seja dado da forma mais rápida possível”, revelou.

A construção da unidade hospitalar foi possível graças a uma união de esforços. O governo do Estado vai repassar R$ 6,9 milhões por ano para o custeio dos atendimentos. Já a construção do prédio foi feita com recursos próprios da associação, que investiu R$ 3,3 milhões na obra e na compra de equipamentos e mobiliário.

Cura

Para o oncologista, o diagnóstico precoce da doença traz maiores chances de cura aos pacientes. Ele deu dicas sobre os sintomas que podem revelar a existência da enfermidade. “Existem alguns tipos que são passíveis de rastreamento, como câncer de mama, cola uterina e cola. Então é preciso procurar o seu médico, ele vai lhe dizer quais são as indicações para a realização desses exames de rastreamento. Mas de qualquer forma, perda de peso de forma inexplicada, ele é um sintoma que pode indicar o surgimento de um câncer. Qualquer caroço, nodulação que envolva também dor inexplicável, qualquer sintoma novo relacionado a um sistema, seja ele, respiratório, gastrointestinal, isso tem que ser procurado atendimento médico. O diagnóstico precoce é um grande aliado”, concluiu.