Após dez dias, EPTC conclui a liberação de vias bloqueadas devido ao temporal em Porto Alegre

Efeitos da chuva bloquearam 282 pontos em Porto Alegre

Foto: Jéssica Kasper/ Rádio Guaíba

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou, nesta sexta-feira, que concluiu a liberação de vias que estavam bloqueadas por quedas de árvores e fios devido ao temporal registrado em Porto Alegre no último dia 16. Os trabalhos levaram dez dias para serem concluídos.

Após o temporal, Porto Alegre chegou a ter 282 pontos bloqueados por árvores e por fios que caíram nas vias. Com o fenômeno climático, os moradores ficaram sem energia elétrica e água. Conforme o gerente de operações da Empresa Pública de transporte e Circulação (EPTC), Cirilo Faé, desde a noite do dia 16, foi colocado todo o efetivo com 400 servidores junto com as equipes da prefeitura para realizarem o desbloqueio e o auxílio no trânsito.

“Nosso maior desafio foi para manter a segurança do pedestre e do motorista. Infelizmente a população acaba muitas vezes não respeitando nossos bloqueios e isso nos exigiu mais cuidado na questão dos choques com os fios caídos, na qual o pedestre acaba não tomando essa precaução”.

As zonas Sul e Leste foram as mais atingidas por bloqueios principalmente devido as quedas de árvores, conforme divulgado pela empresa. Após a chuva, a EPTC recebeu mais de cinco mil chamados por toda a capital. Hoje, todos o semáforos seguem funcionando dentro da normalidade e todos os pontos que estavam bloqueados já estão liberados com segurança para a população.

“Algum eventual semáforo pode estar fora de operação, mas é importante que fique claro que não é em relação ao dia 16. Temos a situação de furtos de cabos que é muito comum na cidade e que afeta alguns bairros em específico. É importante que seja feito o registro nos nossos canais de relacionamento para que possamos fazer os reparos”, destacou Faé.