Quase 60% dos temporários foram efetivados no comércio da capital

Dados fazem parte de um levantamento do Sindilojas Porto Alegre

Foto: Alina Souza/CP

Quase 60% dos trabalhadores temporários do comércio da capital foram efetivados depois do período de final de ano. A informação é do Sindilojas Porto Alegre apontando que 59,8% dos funcionários que foram contratados de forma temporária no final de 2023 foram contratados. Conforme sondagem do sindicato, no fim do mês de setembro de 2023 a estimativa do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas POA era de que 76,2% dos entrevistados viam como boas as chances de efetivar o funcionário após o período como temporário na empresa.

Os dados do levantamento indicam que 100% dos respondentes disseram estar satisfeitos com o desempenho do funcionário efetivado. A média de colaboradores que conseguiram migrar do modelo “temporário” para “CLT” foi de 1.7 funcionários por loja que fez a promoção.

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, comenta a sensação que esses números deixam “Claro que o levantamento que o Sindilojas Porto Alegre realizou traz boas perspectivas, visto que a totalidade de quem respondeu disse estar satisfeito com o funcionário que foi efetivado. Nos passa a informação de que pessoas qualificadas estão entrando na área do varejo, qualificando o setor, aumentando a chance de venda”.