Emprego, rendimento médio e massa salarial têm alta em novembro, aponta CNI

Massa salarial aumentou 2,8% e o rendimento médio real da indústria, 2,4%

Crédito: José Paulo Lacerda/CNI

A indústria de transformação encerrou novembro de 2023 com resultados positivos, sendo que dos seis índices, cinco registraram alta: emprego, massa salarial real e rendimento médio real foram destaque, com aumento significativo quando comparados com o mês anterior e com o novembro de 2022. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 23, nos Indicadores Industriais, pesquisa mensal da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A massa salarial real aumentou 2,8% e o rendimento médio real da indústria, 2,4%, na passagem de outubro para novembro de 2023, na série livre de efeitos sazonais. Já o emprego industrial cresceu 0,5% na passagem de outubro para novembro de 2023, na série dessazonalizada. É a segunda alta consecutiva, após seis meses de pequenas variações. Na comparação com novembro de 2022, o índice mostra estabilidade do emprego, enquanto na comparação do acumulado do ano, até novembro de 2023 com igual período de 2022, o emprego industrial registra alta de 0,3%.

Os índices de faturamento real e de horas trabalhadas também registraram crescimento em novembro, após dois meses de queda. Contudo, os índices recuaram tanto na comparação com o mesmo mês de 2022, quanto na comparação do acumulado de 2023 até novembro.

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que vinha oscilando em torno do mesmo patamar nos últimos meses, registrou queda significativa na passagem de outubro para novembro, de 0,6 ponto percentual, para 78%. O percentual é 2,5 pontos percentuais inferior ao registrado em novembro de 2022. Esse recuo mostra que é cedo para falar de uma reversão do cenário crítico no qual a indústria se encontra.