O balanço da acidentalidade referente ao ano de 2023 registrou queda no número de mortes em Porto Alegre, comparado com 2022. Foram 71 vidas perdidas, três a menos que no ano anterior, quando o trânsito fez 74 vítimas fatais. Embora tenha aumentado a atividade viária, houve uma diminuição no número de mortos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira.
O balanço da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mostra que o automóvel e a motocicleta foram os modais com maior envolvimento em acidentes de trânsito. Em relação aos sinistros envolvendo motociclistas, foram 39 vítimas fatais; desse número, 30 foram identificados como condutores, 12 não estavam habilitados, e cinco eram pedestres.
Estudo realizado em relação à acidentalidade mostra que um dos perfis mais impactado no ano foi o de idosos com 60 anos ou mais, sendo 25 vítimas fatais. A segunda faixa etária mais atingida é a de 36 a 45 anos, com 16 vidas perdidas. Pedestres, idosos e motociclistas foram o foco em ações de prevenção de acidentes pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC.
Durante o ano de 2023, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da EPTC, intensificou as ações de educação e de fiscalização, com intuito de coibir ações ilegais como forma de prevenção de acidentes de trânsito. “Estudamos os perfis das vítimas perdidas ao longo do ano e o mapa da acidentalidade para entender o cenário dos fatos ocorridos e evitar novos acidentes e mortes”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Com o foco na segurança viária, está em estudo a redução de velocidade de vias arteriais, nas quais houver a comprovação técnica, mediante estudo da necessidade de melhorias. Os estudos preveem a qualificação na sinalização em vias arteriais, onde a velocidade permitida é de 60 km/h e onde se observa alto índice de acidentalidade. Dentre as medidas adotadas está a ampliação das lombadas eletrônicas. No final do ano, nove novos pontos entraram em funcionamento, totalizando 38 pontos monitorados.