Até o dia 30 de janeiro, adolescentes do meio rural de Agudo, no Rio Grande do Sul, e de São João do Triunfo, no Paraná, podem se inscrever para uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional remunerada. Com a validação do Ministério do Trabalho, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda.
Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão rural e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto Crescer Legal em suas comunidades. A iniciativa já beneficiou mais de 900 jovens rurais da Região Sul do País.
Podem se inscrever meninos e meninas, de 14 a 17 anos, que estejam cursando o ensino regular a partir do 5º ano do Ensino Fundamental ou tenham concluído o Ensino Médio e sejam oriundos de famílias de produtores e trabalhadores rurais, em especial produtores de tabaco, e que residam nas localidades abrangidas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].