Na tarde deste domingo(21), durante coletiva de imprensa, a CEEE Equatorial emitiu um novo prognóstico para o reestabelecimento total da sua rede de atendimento. A expectativa é que todos os clientes tenham luz até a manhã da segunda-feira(22). A última atualização divulgada pela empresa mostra que são 28.810 chamados ainda não atendidos, mas que as equipes seguem mobilizadas e trabalhando por turnos nas ruas. Ao todo, esse número representa menos de 5% dos usuários da CEEE.
A principal dificuldade ainda encontrada pela companhia e os mais de 2.500 profissionais que trabalham nos bairros da capital são os galhos de árvores que seguem caindo em algumas regiões da cidade. Segundo o presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, a estratégia mudou e o trabalho das equipes agora é pontual. “Nós temos algumas situações que, devido aos danos causados na rede, nossas equipes já estiveram nesses locais, nós já corrigimos e religamos o sistema, mas o problema volta a acontecer na região por uma outra causa, como, por exemplo, a queda de novos galhos”, pontuou.
Barbanera detalhou o trabalho ficou mais lento, pois, nos primeiros dias após o temporal, “íamos até o local da ocorrência e ligávamos uma estação que atendia cerca de 40 mil pessoas”, mas que, “neste momento, um grupo de trabalhadores está mobilizado para atender setores com apenas duas ou três residências sem energia”. “Aos clientes que, apesar da sua região já ter luz, ainda não tiveram o retorno do serviço na sua casa, devem entrar em contato com a empresa para solicitar um novo atendimento”, informou. Os números para contato são, através do telefone, 0800 721 23 33 ou, por SMS, 27307.
Os dados divulgados hoje mostram que na madrugada da terça-feira, data em que fortes chuvas e ventos atingiram Porto Alegre, foram abertos 240.766 chamados. Número muito distante dos 14.750 atendimentos normalmente solicitados por dia. Na sexta-feira(20), eram 94.270 solicitações ainda em aberto.
A CEE Equatorial informou que protocolos emergências foram estabelecidos em decorrência das questões climáticas. As pessoas que perderam algum eletrodoméstico em razão das quedas da rede elétrica ou alimentos por falta de refrigeração devem entrar em contato com a companhia através do site para solicitar reembolso dos prejuízos. Os casos serão analisados ao longo da semana por uma equipe que também foi reforçada com novos colaboradores. Os dados devem ser comprovados através de fotos, vídeos e outros arquivos.