Turismo mundial vai recuperar nível pré-pandemia, projeta OMT

Segundo Organização Mundial do Turismo, o aumento de turistas viajando aumentou 44% em 2023

Crédito: Getty Images/iStockphoto

O número de turistas internacionais vai ultrapassar este ano o nível anterior à pandemia da covid-19, graças à recuperação do setor na Ásia e apesar dos conflitos internacionais. A previsão foi feita nesta sexta-feira, 19, pela Organização Mundial do Turismo (OMT) nesta sexta-feira, 19. Cerca de 1,3 bilhão de turistas viajaram para o exterior no ano passado, em torno de 44% a mais do que em 2022 (900 milhões), um número que equivale a 88% do nível em 2019, antes da pandemia, disse a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

A recuperação no ano passado se deveu a um forte impulso no Oriente Médio, onde as chegadas de turistas superaram seu nível de 2019 em 22%, mas também na Europa, o principal destino turístico do mundo, onde a atividade alcançou 94% de seu nível pré-pandemia.

Na Ásia, a recuperação foi mais fraca: o número de turistas internacionais se limitou a 65% do nível de 2019, apesar do levantamento das restrições sanitárias há um ano na China, após três anos de uma política de ‘covid zero’, indicou a OMT em um comunicado. “Os dados mais recentes da OMT destacam a resiliência e a rápida recuperação do turismo”, afirmou no comunicado o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, que prevê que o nível de turistas ultrapassará os 2% este ano.

Segundo a agência da ONU, a atividade beneficiará do aumento do turismo na China, graças à flexibilização do regime de vistos para muitos países, incluindo França, Alemanha e Itália, e às viagens de cidadãos chineses para outras partes do mundo. A previsão poderá ser afetada pela ‘turbulência econômica e geopolítica’, especialmente no Oriente Médio, onde o turismo deverá ser afetado pelas consequências do conflito entre Israel e o Hamas, afirmou a OMT. “A inflação persistente, as taxas de juro elevadas, os preços voláteis do petróleo e as perturbações no comércio poderão continuar impactando nos custos de transporte e alojamento em 2024”, advertiu.

(*) com Correio do Povo