Número de apresentações no palco do governo no South Summit mais do que dobram

Programação será definida pelo Conselho Curador, e anúncio está previsto para 19 de fevereiro

Crédito: Mauricio Tonetto/Secom

O RS Innovation Stage, palco do governo do Estado no South Summit Brazil, recebeu 217 propostas de apresentações para a edição 2024 – um aumento de 155% em relação a 2023, quando houve 85 candidaturas. As temáticas serão analisadas pelo Conselho Curador, que é liderado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), e o anúncio das selecionadas ocorrerá em 19 de fevereiro. A terceira edição do evento ocorrerá entre 20 e 22 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre, com foco renovado em inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Todos os ecossistemas regionais de inovação do Rio Grande do Sul submeteram propostas que podem envolver painéis, palestras, lançamentos, assinaturas de acordos, entre outros. A divisão por ecossistemas segue a lógica do programa Inova RS, que estabeleceu as seguintes regiões: Metropolitana e Litoral Norte; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Fronteira Oeste e Campanha; Sul; e Serra Gaúcha.

ATRAÇÃO DE PROJETOS

Secretarias e outros órgãos do governo estadual apresentaram 38 candidaturas. Poder público, iniciativa privada, sociedade civil organizada e academia são, respectivamente, os setores com maior representação no rol de propostas. Outros estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal – também buscam marcar presença na programação do palco.

Para a titular da Sict, Simone Stülp, o aumento expressivo no número de submissões indica o potencial do espaço para atrair inovação e público em 2024. “O RS Innovation Stage foi um sucesso nas últimas edições, e agora deveremos ter uma seleção ainda mais especial de programações. Além disso, contaremos com uma boa representatividade de regiões do Estado, setores da quádrupla hélice e trilhas do conhecimento nas atividades do palco”, disse.

As propostas também chamam atenção pela diversidade de temas, que abrangem todas as trilhas do conhecimento eleitas pelo South Summit: inteligência e sistemas complexos; indústria 5.0; climate tech; agtech e foodtech; sustentabilidade e ESG; humanidade; inovação e ecossistemas; healthtech; e sportstech e fintech.

O RS Innovation Stage é um dos palcos que compõem a estrutura do South Summit Brazil. Ao longo dos três dias de evento, serão realizadas dinâmicas diversas com conteúdos transversais, contando com a participação dos ecossistemas de inovação do Estado e do país. O objetivo é compartilhar e debater soluções de inovação, ciência e tecnologia produzidas a partir do contexto local, interagindo, também, com participantes da quádrupla hélice nacionais e internacionais.