Conselho de Desenvolvimento Industrial se reúne na segunda

No encontro, presidente Lula receve a nova política com o plano de ação para o período 2024-2026

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) se reúne na próxima segunda-feira, 22, no Palácio do Planalto, em Brasília, para aprovar a Nova Indústria Brasil, política industrial que traça o caminho do desenvolvimento até 2033. Durante a reunião, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, entregará ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o nova política com o plano de ação para o período 2024-2026.

A política foi produzida ao longo do segundo semestre de 2023 pelos integrantes do conselho, que é composto por 20 ministérios, pelo BNDES e 21 entidades representativas da sociedade civil, do setor produtivo e dos trabalhadores.

Criado em 2004, o Conselho estava sem funcionar havia sete anos e volta com a missão de construir uma nova política industrial para o Brasil, de caráter inovador, sustentável e inclusivo socialmente. Nesta primeira reunião do Conselho desde sua reativação, além das missões da nova política industrial, serão apresentadas as fontes e os respectivos volumes de recursos disponíveis para financiar o fortalecimento industrial nos próximos quatro anos.

POLÍTICAS INDUSTRIAIS

Entre os desafios do Conselho estão a retomada das políticas industriais, de inovação e de fomento de inserção internacional qualificada mais competitiva. Entre os princípios da nova política industrial estão ainda inclusão socioeconômica; capacitação profissional e melhoria da renda; redução das desigualdades regionais; e sustentabilidade.

Fazem parte do CNDI 20 ministros, além do presidente do BNDES e 21 conselheiros representantes da sociedade civil, entre entidades industriais e representantes de trabalhadores.  O colegiado é vinculado à Presidência da República e presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Divididos em grupos de trabalho, os membros vão dialogar com os diversos segmentos da indústria, identificar gargalos de adensamento de cadeias e de descarbonização e desenhar estratégias e ações para impulsionar a atividade industrial nessas áreas. Os próximos passos envolvem a definição das rotas tecnológicas para os diferentes setores a serem desenvolvidos, bem como dos instrumentos a serem utilizados nesses processos — financiamento e garantias, pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura de qualidade etc.