CEEE Equatorial prevê para domingo normalização da energia elétrica

A prioridade são os posto de saúde e as estações de tratamento do Dmae

O presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbarena, estima para domingo a normalização do fornecimento de energia elétrica para os cerca de 80 mil clientes da empresa no Rio Grande do Sul que seguem sem luz. A previsão foi feita nesta sexta-feira, na sede da companhia, no bairro Humaitá, em Porto Alegre.

Os locais priorizados pelas equipes são postos de saúde da capital gaúcha e as estações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que ainda precisam de energia elétrica para retomar o abastecimento da população. Barbarena afirmou que foram montadas estratégias para agilizar os serviços.

“Estamos trabalhando por priorização. A gente distribui as nossas equipes para a cidade toda priorizando os hospitais e as estações de tratamento de água. Então nós estamos trabalhando por região, evitando os deslocamentos das equipes e ganhando um número maior de pontos atendidos”, relatou.

Após a normalização desses locais é que as equipes vão começar a atender prédios, condomínios e casas. O presidente também destacou a chegada de 150 profissionais que vieram dos estados do Paraná, Piauí e Maranhão para compor a força tarefa de reestabelecimento de energia. Ao todo, 2.500 trabalhadores estão nas ruas de Porto Alegre atendendo a população, mas como muitos locais ainda estão inacessíveis com árvores pelo caminho, pode ser que as equipes encontrem dificuldades para normalizar a situação.

Além disso, o Barbarena disse que os canais de comunicação da CEEE Equatorial estão disponíveis para a população fazer pedidos de ressarcimento dos prejuízos causados pela falta de luz, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

“Nós vamos adaptar o nosso procedimento oficial de ressarcimento para flexibilizar e reduzir as exigências dos documentos para agilizar o processo. Essa mudança vai permitir velocidade para que os clientes tenham seus eletrodomésticos novamente nas residências o mais rápido possível”, declarou.

Questionado sobre a previsão de chuva para as próximas horas, o diretor garantiu que as equipes devem seguir trabalhando mesmo assim. Segundo ele, a empresa está monitorando a situação e as equipes seguem preparadas.