Aplicação de fios de garrafas plásticas recicladas é atração no INSPIRAMAIS

Oficina será realizada nos dias 23 e 24 de janeiro na Fiergs

Crédito: Divulgação

Uma oficina na qual serão trabalhadas aplicações do fio REPREVE, tecnologia que já transformou mais de 40 bilhões de garrafas plásticas recicladas em tecidos para a indústria desde o início dos anos 2000, será ministrada na próxima edição do INSPIRAMAIS, nos dias 23 e 24 de janeiro. A oficina será conduzida pela consultora de Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Joana Dalla Roza, em ambos os dias, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS.

Segundo Joana, a apresentação do uso do fio, na prática, será possível graças a uma parceria com as empresas Brastema e Shima Seiki, que disponibilizarão máquinas para confecção de produtos durante a oficina. “Além de apresentar as possibilidades de aplicação, a oficina de janeiro mostrará, na prática, os resultados dos desenvolvimentos, mostrando que é possível aliar qualidade a um material 100% reciclado em diversos produtos”, explica a consultora.

Fabricado pela UNIFI, empresa com matriz na Carolina do Norte/Estados Unidos e planta industrial no Brasil, o REPREVE utiliza garrafas plásticas recicladas em tecidos para a indústria desde o início dos anos 2000.

Com mais de 150 expositores de materiais e componentes para os setores de calçados, vestuário, móveis e bijuterias, o INSPIRAMAIS é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional.