A Prefeitura de Cachoeirinha, um dos municípios mais afetados pelo temporal que atingiu a Região Metropolitana entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira, contabiliza ao menos 897 casas destelhadas pelos fortes ventos. A cidade teve o registro da morte de um homem, cuja marquise de um mercado caiu sobre ele quando o mesmo tentava se proteger da tempestade por volta das 23 horas de terça-feira.
Outras 10 pessoas ficaram feridas com a força dos ventos. De acordo com informações da Defesa Civil, seis residências precisaram ser interditadas em razão de risco de desabamento. Há 15 pessoas desalojadas abrigadas na casa de familiares e 156 postes danificados. Nove bairros continuam sem energia elétrica. Falta abastecimento de água na cidade. Famílias estão recebendo água através de caminhões pipa
De acordo com o prefeito Cristian Wasem, que decretou situação de emergência ainda na quarta-feira, praticamente todos os bairros da cidade foram afetados pela tempestade. “Estamos com um intenso trabalho de remoção de lixo, alcançando lonas e cestas básicas para as pessoas que tiveram suas casas atingidas, cadastrando famílias para posterior entregar telhas. A situação é muito grave em nosso Município. O momento é de união. Infelizmente tivemos uma vítima e mais de 200 carros danificados. Temos muitos cabos de energia espalhados pela cidade e muitas árvores foram arrancadas pelo temporal.”
Segundo o prefeito, este é um momento de união. “Estamos trabalhando para restabelecer os serviços básicos, o sinal de internet ainda é muito ruim. Ainda estamos sem energia elétrica em muitos bairros e sem serviço de água.” Segundo Wasem, as equipes da Prefeitura na rua foram ampliadas para melhor atender a população.