Moradores do bairro Santana na capital realizam protesto contra falta de luz

População colocou fogo em galhos para pedir atenção das equipes da CEEE EQUATORIAL e da prefeitura

Foto: Jéssica Kasper/ Rádio Guaíba

Os moradores da rua São Luís no bairro Santana se reuniram na tarde desta quinta-feira para protestar contra a falta de luz na região desde a noite da última terça-feira. Eles colocaram restos de árvores que estava espalhados pela rua e atearam fogo bloqueando a parte que ainda estava liberada.  Uma árvore que caiu em cima de duas residências está bloqueando completamente a rua e o acesso de moradores.

“Nós já fizemos diversos protocolos para a prefeitura , mas até agora ninguém apareceu aqui. Estamos tentando fazer a nossa parte, mas com essa árvore que ficou caída em cima da minha residência a situação está difícil. Precisamos da ajuda das autoridades, pois também temos vizinhos que precisam de luz para manter as medicações refrigeradas”, relata o morador Carlos Cavalheiro.

Além das moradias, diversos estabelecimentos comerciais da região permanecem fechados. Sem energia elétrica, mercados, pet shops, mecânicas e clínicas da região não conseguem atender a população que faz um apelo para as autoridades, pois na região moram muitos idosos. Além disso, alguns moradores precisaram ir para a casa de parentes em outras localidades para terem acesso a água e luz. As equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar acompanharam o protesto.

Além da falta de energia, os moradores também sofrem com a falta de abastecimento por parte do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A estimativa é de que tudo esteja solucionado dentro de até 48 horas.

Segundo a RGE, 222 mil pontos permanecem sem luz no Rio Grande do Sul. Já a CEEE EQUATORIAL afirma que as equipes estão atuando em diversas frentes e espera restabelecer a energia para 135 mil pontos que seguem sem luz. É possível que todas as unidades estejam com energia até o próximo sábado.