Ataques no Mar Vermelho devem afetar preços do petróleo, prevê analista

Ataques na região acontecem desde novembro

Crédito: Freepik

Os conflitos envolvendo o transporte marítimo pelo Mar Vermelho causadas pelos ataques houthis vão elevar os preços dos bens de consumo. O alerta foi feito por executivos de uma operadora de portos e fretes, a DP World, depois que um míssil atingiu mais um navio na região. Os preços dos contratos do petróleo Brent para março fecharam as operações terça-feira, 16, com baixa de 0,18% a US$ 78,29 por barril. Na variação semanal, entretanto,  as cotação sofreram queda de 0,60.

Os ataques na região, que acontecem desde novembro, levaram as empresas de transporte marítimo a suspender os embarques pela rota e trocar pelo Cabo da Boa Esperança, que dura 12 dias a mais e aumenta os custos. Os houthis dizem que estão agindo em solidariedade aos palestinos, que travam uma guerra contra Israel.

“O custo das mercadorias da Ásia para a Europa será significativamente mais alto”, disse o diretor financeiro da DP World, Yuvraj Narayan, à Reuters no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. “Os consumidores europeus sentirão a dor… Isso afetará mais as economias desenvolvidas do que as economias em desenvolvimento”, acrescentou o chefe financeiro da empresa de logística grega com sede em Dubai.