São Gabriel enfrenta o desafio de manter 3 mil quilômetros de estradas no interior

Prefeitura intensifica recuperação de vias após enxurradas dos últimos meses

Foto: Jojô Borges / Prefeitura de São Gabriel / CP

Com um território dez vezes maior do que Porto Alegre, o município de São Gabriel tem mais de 3 mil quilômetros de estradas de chão. O prefeito Lucas Menezes (União Brasil) tem dedicado os primeiros dias do ano para vistoriar com o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Teixeira, o trabalho de recuperação das principais vias, especialmente as que foram prejudicadas pelas enxurradas registradas nos últimos meses.

“A recuperação das estradas de interior é um trabalho permanente e sem fim devido às dimensões expressivas do nosso território, o sexto maior entre os municípios gaúchos. Somadas, as estradas têm a mesma extensão do trecho entre Porto Alegre e Salvador, na Bahia. São vias que ligam comunidades, empresas e propriedades rurais, a base da nossa economia”, afirma o prefeito Lucas Menezes.

Nos últimos 30 dias, foram feitos reparos emergenciais em cerca de cem pontos de mais de 20 estradas. Eram trechos muito danificados devido às chuvas, que estavam com valetas grandes e atolando veículos, dificultando e até interditando a passagem. A estimativa é de que ainda faltem 200 pontos a recuperar, o que será feito nas próximas semanas.

O trabalho feito por homens e máquinas consiste em ações de drenagem, nivelamento e melhoria do pavimento com a aplicação de pedras, cascalho, balastro e outros materiais. Somente neste mês já foram aplicadas 1.200 toneladas de material nas estradas do município da Fronteira Oeste.